Dia dos pais: eletrônicos são maiores rivais de viagens
No entanto, os planos de viagem caem drasticamente quando os pais são perguntados sobre ir ao Exterior.
Viajar pelo Brasil está nos planos de pouco mais de um terço dos pais – e, quem sabe, eles ganharão esse presente dos filhos neste final de semana, quando é comemorado o dia dos pais. A intenção de viajar foi revelada na edição mais recente do Estudo Geral de Meios feito pela Ipsos em nove regiões metropolitanas.
O levantamento separa os pais entre aqueles que ainda moram com os filhos e os que já não vivem mais com eles. No primeiro grupo, 37% têm expectativa de viajar pelo País nos próximos 12 meses, taxa que muda levemente, para 35% quando avaliados os que vivem sozinhos ou com outras pessoas.
Os planos de viagem caem drasticamente quando os pais são perguntados sobre ir ao Exterior. Seja por falta de vontade ou condições financeiras, apenas 5% do total disseram que têm essa intenção nos próximos 12 meses. O mesmo percentual foi observado para viagens em cruzeiros.
As viagens nacionais ficaram à frente de outro grande sonho de consumo: os smartphones. Apesar de 52% dos pais entrevistados declararem não ter um aparelho celular com acesso a internet e aplicativos, apenas 10% afirmam ter intenção de comprar um no próximo ano.
Eletrônicos são o presente mais desejado no Dia dos Pais. Televisão de plasma, LCD, LED ou 3D e tablets também aparecem no topo da lista de desejos. A pesquisa da Ipsos entrevistou 13,3 mil pais que vivem nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.