Na contramão do mercado, Forma surpreende em 2015
Praticamente todo o setor fechou 2015 com faturamento retraído ou estagnado devido à crise econômica e política. Não a Forma Turismo. No ano passado, a empresa especializada em viagens de formatura embarcou quase 50 mil passageiros e faturou aproximadamente 12% mais em comparação com 2014. Além de t
Praticamente todo o setor fechou 2015 com faturamento retraído ou estagnado devido à crise econômica e política. Não a Forma Turismo. No ano passado, a empresa especializada em viagens de formatura embarcou quase 50 mil passageiros e faturou aproximadamente 12% mais em comparação com 2014.
Além de ter sido muito positivo, o ano de 2015 já praticamente liquidou o sucesso que a Forma terá este ano. Pouco mais de 50% da sua meta de vendas para 2016 já foi atingida no ano passado. A intenção agora é que os embarques de 2017 sejam 70% vendidos neste ano (para isso a operadora adiantou e regionalizou seus workshops).
Porto Seguro segue sendo o destino líder na preferência dos estudantes que vestem amarelo em sua formatura. Metade das viagens da forma é para o destino da Bahia, que cresceu 20% em 2015 na comparação com 2014. Além de Porto Seguro, a Forma trabalha com dez destinos, entre Búzios (RJ), Florianópolis, Rio de Janeiro (Club Med Rio das Pedras), interior de São Paulo e outros.
Com quase 19 anos de mercado, a Forma ostenta resultados positivos ano após ano. “Nunca tivemos nenhum resultado negativo desde o início da empresa. Estamos sempre em crescimento”, afirma um dos diretores, Fabio Depret. Um dos motivos, segundo o outro diretor, Renato Costa, é a segmentação da Forma. “Se você não tiver um segmento bem definido hoje no mundo do Turismo, você está fadado ao fracasso. Nós só fazemos viagens de formatura desde que somos uma empresa. Temos expertise nisso”, completa. “Ou é isso ou é carregar a bandeira das grandes empresas. Só assim para sobreviver no setor.”
A segmentação da Forma é tanta que os diretores concordam entre si que a empresa é um ponto fora da curva no Turismo. “Diria que estamos mais no ramo do entretenimento do que do Turismo. Nossa preocupação é ter mentalidade jovem para seduzir os alunos, além de mostrar aos pais que nossa segurança é impecável e nossa tecnologia dá a eles todo o conforto de saber que seus filhos estão viajando bem e com saúde”, explica Depret. “Nós também deixamos de depender das escolas. Somos como uma marca de roupa da moda. Os alunos querem viajar apenas com a Forma, pois nosso produto dá uma série de vantagens. Por mais que os colégios não nos escolham, os alunos, sim, escolhem e pedem aos pais apenas para embarcar com a Forma.”
Os números não mentem. Dificilmente uma outra empresa do Turismo vende mais da metade de seus passageiros com um ano de antecedência. “Nós criamos não só um nicho novo no Brasil, mas criamos também um modus operandi totalmente novo. As agências trabalham da maneira que nós queremos que elas trabalhem. Em troca nós damos volume de vendas e um produto inigualável”, crava Depret.
A Forma tem 17 lojas exclusivas e trabalha com mais de 70 agências pelo Brasil. Ano passado a empresa fretou 120 voos da Gol para Porto Seguro, sem contar o fechamento de hotéis durante semanas, como é o caso do Club Med, que fecha 100% para os passageiros da operadora em determinadas semanas do ano.
Além de ter sido muito positivo, o ano de 2015 já praticamente liquidou o sucesso que a Forma terá este ano. Pouco mais de 50% da sua meta de vendas para 2016 já foi atingida no ano passado. A intenção agora é que os embarques de 2017 sejam 70% vendidos neste ano (para isso a operadora adiantou e regionalizou seus workshops).
Porto Seguro segue sendo o destino líder na preferência dos estudantes que vestem amarelo em sua formatura. Metade das viagens da forma é para o destino da Bahia, que cresceu 20% em 2015 na comparação com 2014. Além de Porto Seguro, a Forma trabalha com dez destinos, entre Búzios (RJ), Florianópolis, Rio de Janeiro (Club Med Rio das Pedras), interior de São Paulo e outros.
Com quase 19 anos de mercado, a Forma ostenta resultados positivos ano após ano. “Nunca tivemos nenhum resultado negativo desde o início da empresa. Estamos sempre em crescimento”, afirma um dos diretores, Fabio Depret. Um dos motivos, segundo o outro diretor, Renato Costa, é a segmentação da Forma. “Se você não tiver um segmento bem definido hoje no mundo do Turismo, você está fadado ao fracasso. Nós só fazemos viagens de formatura desde que somos uma empresa. Temos expertise nisso”, completa. “Ou é isso ou é carregar a bandeira das grandes empresas. Só assim para sobreviver no setor.”
A segmentação da Forma é tanta que os diretores concordam entre si que a empresa é um ponto fora da curva no Turismo. “Diria que estamos mais no ramo do entretenimento do que do Turismo. Nossa preocupação é ter mentalidade jovem para seduzir os alunos, além de mostrar aos pais que nossa segurança é impecável e nossa tecnologia dá a eles todo o conforto de saber que seus filhos estão viajando bem e com saúde”, explica Depret. “Nós também deixamos de depender das escolas. Somos como uma marca de roupa da moda. Os alunos querem viajar apenas com a Forma, pois nosso produto dá uma série de vantagens. Por mais que os colégios não nos escolham, os alunos, sim, escolhem e pedem aos pais apenas para embarcar com a Forma.”
Os números não mentem. Dificilmente uma outra empresa do Turismo vende mais da metade de seus passageiros com um ano de antecedência. “Nós criamos não só um nicho novo no Brasil, mas criamos também um modus operandi totalmente novo. As agências trabalham da maneira que nós queremos que elas trabalhem. Em troca nós damos volume de vendas e um produto inigualável”, crava Depret.
A Forma tem 17 lojas exclusivas e trabalha com mais de 70 agências pelo Brasil. Ano passado a empresa fretou 120 voos da Gol para Porto Seguro, sem contar o fechamento de hotéis durante semanas, como é o caso do Club Med, que fecha 100% para os passageiros da operadora em determinadas semanas do ano.