Um dia após lançamento, Uber “sem motorista” é proibido
O Uber tem testado novas formas de oferecer seu serviço de caronas particulares. Uma dessas inovações é o uso de carros autônomos, aqueles que não precisam do “fator ser humano” para sair do lugar. Em testes nas ruas de São Francisco, na C
O Uber tem testado novas formas de oferecer seu serviço de caronas particulares. Uma dessas inovações é o uso de carros autônomos, aqueles que não precisam do “fator ser humano” para sair do lugar. Em testes nas ruas de São Francisco, na Califórnia, o serviço foi oficialmente barrado pelas autoridades que gerem o tráfego local apenas um dia após seu lançamento. A proibição não tem prazo para acabar e a empresa aguarda uma definição do Estado liberando o teste destes carros.
A funcionalidade desse tipo de veículo já foi abordada no Portal PANROTAS em outra oportunidade. Apesar de utilizar uma terceira geração de carros autônomos, com modelos Volvo XC90 SUV, a Uber testava seu novo serviço sempre com a presença de motoristas no volante.
“Parece que, pela minha análise da lei, a permissão desse conceito de veículo autônomo é possível desde que tenha um motorista no volante”, defende o conselheiro e investidor da Uber, Bradley Tusk, em entrevista ao portal Tech Crunch. “O Uber sempre faz algo inovador e novo, os reguladores não compreendem tudo de primeira, mas depois tudo se resolve.”
O programa de corridas com veículos autônomos do Uber foi iniciado em Pittsburgh, em setembro. Em São Francisco, de acordo com a Associated Press, a ordem dos reguladores não tardou a chegar. O departamento de veículos motorizados local (California DMV) enviou uma carta à empresa, exigindo o fim da operação.
“É ilegal a companhia operar seus carros autônomos em vias públicas até que recebam uma permissão para testes destes veículos. Qualquer ação do Uber para continuar a oferecer o serviço com carros de tecnologia autônoma em ruas públicas da Califórnia deve cessar”, afirma o documento obtido pelo Tech Crunch.
Confira o vídeo promocional divulgado pelo Uber apresentando o serviço de veículos autônomos:
A funcionalidade desse tipo de veículo já foi abordada no Portal PANROTAS em outra oportunidade. Apesar de utilizar uma terceira geração de carros autônomos, com modelos Volvo XC90 SUV, a Uber testava seu novo serviço sempre com a presença de motoristas no volante.
“Parece que, pela minha análise da lei, a permissão desse conceito de veículo autônomo é possível desde que tenha um motorista no volante”, defende o conselheiro e investidor da Uber, Bradley Tusk, em entrevista ao portal Tech Crunch. “O Uber sempre faz algo inovador e novo, os reguladores não compreendem tudo de primeira, mas depois tudo se resolve.”
O programa de corridas com veículos autônomos do Uber foi iniciado em Pittsburgh, em setembro. Em São Francisco, de acordo com a Associated Press, a ordem dos reguladores não tardou a chegar. O departamento de veículos motorizados local (California DMV) enviou uma carta à empresa, exigindo o fim da operação.
“É ilegal a companhia operar seus carros autônomos em vias públicas até que recebam uma permissão para testes destes veículos. Qualquer ação do Uber para continuar a oferecer o serviço com carros de tecnologia autônoma em ruas públicas da Califórnia deve cessar”, afirma o documento obtido pelo Tech Crunch.
Confira o vídeo promocional divulgado pelo Uber apresentando o serviço de veículos autônomos:
*Fonte: TechCrunch