Turismo em evidência: o marketing em destinos competitivos
SALVADOR - Utilizar exemplos inspiradores é um caminho para que destinos nacionais possam realizar uma promoção turística mais eficiente.
SALVADOR - Utilizar exemplos inspiradores é um caminho para que destinos nacionais possam realizar uma promoção turística mais eficiente. Nesse sentido, o segundo dia do Fórum Turistic Brasil, que promove desde ontem (8) discussões sobre inovação para tornar o setor mais competitivo, contou com apresentações de destinos como Ilhas Baleares, Bonito e Maceió, que mostraram as iniciativas de marketing e promoção nas quais investem.
DESTINOS NACIONAIS
Com 35 atrativos turísticos - entre cachoeiras, grutas, áreas para rappel, entre outros -, Bonito (MS) apresentou como é feita a gestão do Turismo a partir da secretaria municipal. Um dos pontos destacados pelo secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (MS), Augusto Mariano, foi o fato de todos os atrativos da cidade contarem com sistema de reserva on-line, além de vouchers digitais que possibilitam o controle do número de visitantes, mantendo o total dentro do permitido por lei.
A cidade de Maceió, por sua vez, apresentou alguns dos planos que a secretaria municipal de Turismo, em parceria com a iniciativa privada, está desenvolvendo para o destino. Seguindo o conceito de "cidade resort" graças às características geográficas, a capital alagoana deverá investir nos 30 quilômetros de litoral ainda não explorados - sendo que o total é de 40 quilômetros. Os projetos incluem estações elevatórias para melhorar a balneabilidade, que devem ficar prontas para o próximo verão, e qualificação dos prestadores de serviço da orla (este ainda dependendo da contratação de um parceiro privado).
"Cerca de 90% do nosso recurso é voltado para a área de marketing", destacou o secretário Jair Galvão, apresentando os investimentos na marca "Experimente Maceió".
DESTINOS INTERNACIONAIS
Com um total de 15 milhões de turistas recebidos em 2015, as ilhas Baleares - Malorca, Ibiza, Menorca e Formentera - já se mostram um destino consolidado. Isso, no entanto, não significa que não há espaço para inovações e novas ideias. O representante da Agência de Promoção do Turismo das Ilhas Baleares, Pere Muñoz, apresentou os esforços do destino para quebrar a sazonalidade com uma nova estratégia: a marca Better in Winter (melhor no inverno, em tradução do inglês). A ideia é trazer os turistas também no inverno, uma vez que o destino "já está lotado durante o verão", possibilitando assim o desenvolvimento de novos produtos em gastronomia, cultura, esportes e patrimônio.
DESTINOS NACIONAIS
Com 35 atrativos turísticos - entre cachoeiras, grutas, áreas para rappel, entre outros -, Bonito (MS) apresentou como é feita a gestão do Turismo a partir da secretaria municipal. Um dos pontos destacados pelo secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (MS), Augusto Mariano, foi o fato de todos os atrativos da cidade contarem com sistema de reserva on-line, além de vouchers digitais que possibilitam o controle do número de visitantes, mantendo o total dentro do permitido por lei.
A cidade de Maceió, por sua vez, apresentou alguns dos planos que a secretaria municipal de Turismo, em parceria com a iniciativa privada, está desenvolvendo para o destino. Seguindo o conceito de "cidade resort" graças às características geográficas, a capital alagoana deverá investir nos 30 quilômetros de litoral ainda não explorados - sendo que o total é de 40 quilômetros. Os projetos incluem estações elevatórias para melhorar a balneabilidade, que devem ficar prontas para o próximo verão, e qualificação dos prestadores de serviço da orla (este ainda dependendo da contratação de um parceiro privado).
"Cerca de 90% do nosso recurso é voltado para a área de marketing", destacou o secretário Jair Galvão, apresentando os investimentos na marca "Experimente Maceió".
DESTINOS INTERNACIONAIS
Com um total de 15 milhões de turistas recebidos em 2015, as ilhas Baleares - Malorca, Ibiza, Menorca e Formentera - já se mostram um destino consolidado. Isso, no entanto, não significa que não há espaço para inovações e novas ideias. O representante da Agência de Promoção do Turismo das Ilhas Baleares, Pere Muñoz, apresentou os esforços do destino para quebrar a sazonalidade com uma nova estratégia: a marca Better in Winter (melhor no inverno, em tradução do inglês). A ideia é trazer os turistas também no inverno, uma vez que o destino "já está lotado durante o verão", possibilitando assim o desenvolvimento de novos produtos em gastronomia, cultura, esportes e patrimônio.