9 passos para ter uma conversa de negócios de sucesso
O contato humano por si só já traz desdobramentos. Em uma conversa de negócios, então, torna-se ainda mais importante saber como agir e lidar nos momentos mais críticos. Para isso, o fundador da Crowd Spring, uma empresa on-line para serviços criativos muld
O contato humano por si só já traz desdobramentos. Em uma conversa de negócios, então, torna-se ainda mais importante saber como agir e lidar nos momentos mais críticos. O fundador da Crowd Spring, uma empresa on-line para serviços criativos muldimensionados, Ross Kimbarovsky, deu algumas dicas para tirar o melhor proveito possível de um contato profissional. Confira abaixo o passo a passo e inspire-se.
OBJETIVO #1
Saia na frente e aja como um negociador experiente. Seu interlocutor sabe o que quer e como quer em uma negociação, então é melhor que você saiba também. O sucesso depende de uma conversa que tenha o objetivo e fator mais importante bem alinhados.
PREPARE-SE
Muitas negociações requerem dois fatores principais: preparação e estratégia antes de dar o start. Para o primeiro, vale e muito a pena identificar seus objetivos, a parte mais importante e a melhor alternativa. Pesquisar sobre o outro lado, ou seja, conhecer informações sobre o seu negociador é tão importante quanto.
Deve-se levar em consideração também o que irá acontecer naqueles minutos cruciais do acordo. É recomendável negociar concessões que protejam seu negócio, como provisões de rescisão antecipadas sem penalidade.
NÃO SE INTIMIDE
Empresas pequenas ou jovens empreendedores podem ser intimidados por empresas grandes – e eles sabem disso. Ao se permitir isso, dificilmente serão abertos espaços para criar concessões durante a negociação. Uma boa preparação e o desenvolvimento de um plano B ajudarão em todo o processo de conversa.
ATENÇÃO E EMOÇÃO
O contato com outras pessoas abre margem para mostrar nossas emoções. E isso pode não ser muito bom. Como o outro lado percebe suas posições e táticas, tal como suas respostas emocionais, influencia fortemente sua participação durante a negociação.
Mais importante: não mostre emoções. Isso significa: não ameaçar, gritar ou bater o telefone. Aja com calma, atenção e pense mais, ainda que a outra parte te induza ao contrário.
Dica: nesse ambiente, considere sentar próximo à pessoa e não do outro lado da mesa. Sua linguagem corporal vai reforçar a mensagem de querer trabalhar em conjunto e resolver pontos deixados na reunião.
FUJA... ÀS VEZES
O objetivo principal de uma negociação é obter sucesso ao final da conversa. Mas às vezes é preciso se distanciar em vez de ir a fundo, caso não haja colaboração do seu parceiro potencial.
Essa também é uma estratégia que tem de ser pensada como um passo adiante. Se houver interesse do negociador, ele irá te contatar novamente e fazer as devidas concessões para retomar o papo. Mas não tome essa atitude por impulso. Preste bastante atenção no que é falado e como esse entendimento pode ser benéfico ou não ali no momento.
ARTICULE SEUS INTERESSES
Não presuma que quem está do outro lado te entende por completo ou que você sabe os interesses. Há quem crie - e obtenha sucesso – ideias falsas para barganhar durante a conversa para que crie uma sensação de concessões reais. Pode até funcionar, mas é danoso. A melhor estratégia é encontrar caminhos para resolver problemas e diferenças para que ambos cheguem a um resultado benéfico para as duas partes.
FALE, MAS TAMBÉM OUÇA
Negociadores de sucesso geralmente são excepcionais ouvintes. São eles que pacientemente permitem a articulação de argumentos, acordos e reações. Dê o seu melhor para não interromper e, quando possível, encoraje-o a falar primeiro.
UMA SOLUÇÃO NÃO É O BASTANTE
Um erro comum é limitar as soluções disponíveis para resolver um obstáculo ali na hora. Ao ter apenas uma ou duas respostas, você reduz suas oportunidades para uma discussão significativa.
Em vez disso, crie maneiras de gerar uma lista com todas as soluções possíveis para que você avalie melhor o que pode valer ou não. Ao dispor sobre a mesa uma gama maior de respostas, torna-se mais fácil encontrar uma.
ACORDO E DESACORDO
Após cada encontro – mesmo se não tenha chegado ao acordo e tenha de continuar a conversa, avalie os pontos apresentados e todas os pontos de acordo e também os de discordância.
Vale a pena ter em mãos um resumo escrito para que não seja preciso revisitar questões já resolvidas.
*Fonte: Forbes