A evolução do marketing no Turismo nos últimos 25 anos
A indústria do Turismo viu, ao longo dos últimos 25 anos, mudarem as formas de se aproximar de clientes e fornecedores. Porém, mesmo diante dessas consequências de uma revolução tecnológica, viajar continua sendo um marco de conquistas
A indústria do Turismo viu, ao longo dos últimos 25 anos, mudarem as formas de se aproximar de clientes e fornecedores. Porém, mesmo diante dessas consequências de uma revolução tecnológica, viajar continua sendo um marco de conquistas, um pontapé de novos projetos ou mesmo a realização de sonhos. A forma de vender isso é que ganhou novas cores.
O Jornal PANROTAS desta semana traz, em seu especial de 25 anos, reportagem com uma análise histórica do marketing no Turismo brasileiro. São mais de 20 entrevistas com gente que fez e faz o meio de campo para a divulgação de serviços, mostrando como, em 1992, empresas se comunicavam com seus públicos e o que esse cliente buscava.
“Nós vivíamos em uma época romântica, as pessoas se conheciam, as marcas eram seus fundadores, o Turismo tinha muitas lideranças”, opina, na reportagem, o publicitário Chico Ancona. “Hoje as empresas e a tecnologia são mais importantes.”
Confira em nossa versão digital “Do panfleto ao post” (da página 124 a 146), matéria assinada por Leonardo Ramos e Renato Machado. Um prato cheio aos saudosistas e também aos estudiosos da indústria.