Associação de Viagens LGBT é relançada no Brasil
Com 13 anos de estrada, a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes, a Abrat GLS, tem novo presidente, Marcelo Michieletto, diretor da MH Tour, que quer relançar e reposicionar a entidade. O objetivo é focar em capacitação
Com 13 anos de estrada, a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes, a Abrat GLS, tem novo presidente, Marcelo Michieletto, diretor da MH Tour, que quer relançar e reposicionar a entidade. O objetivo é focar em capacitação (do trade, para vender e atender esse público), conteúdo (um novo portal será apresentado no evento de relançamento da associação, em fevereiro, em São Paulo) e fomento de negócios (entre associados, destinos e players diversos).
A Abrat GLS tem 90 associados, entre destinos, hotéis, profissionais, agências e operadoras, e Michieletto quer chegar a cerca de 140 até o final do ano. “Queremos ser uma referência técnica no segmento de viagens LGBT, para capacitar não apenas as agências especializadas, mas todo o trade, que muitas vezes atende esse público sem saber e sem oferecer produtos específicos, perdendo oportunidades de venda”, disse. As capacitações contarão com apoio de destinos, hotéis e das demais entidades do Turismo. A Abrat GLS promete retomar uma parceria com a Abav, que já foi mais forte, e inclusive quer ter uma ilha na feira da associação, assim como terá no Festuris Gramado.
O trabalho de capacitação inclui mostrar que atender o público LGBT não significa ter de pendurar a bandeira na porta da empresa ou vender apenas o calendário de paradas gay. “Há mercado para ecoturismo, festas, baladas, cruzeiros... Muito da procura é por locais turísticos em que esse público é bem recebido e atendido, não necessariamente um lugar exclusivamente gay”, explica o presidente.
Uma das referências no Turismo GLS na América do Sul, a Argentina deverá ser grande parceira da Abrat. “Vamos fechar um acordo com a Câmara Argentina GLS, que já conta com apoio forte do Inprotur”, revela Marcelo Michieletto. O problema maior do Brasil para o público GLS é a segurança (tanto a segurança pública em geral como os casos de homofobia) e a Abrat quer também fazer um trabalho com a Embratur para mostrar ao público internacional que é possível fazer Turismo no País longe da violência.
A Abrat GLS conta com o patrocínio dos destinos Espanha, Fort Lauderdale e Las Vegas e da rede hoteleira Belmond. O relançamento da entidade ocorre dia 15 de fevereiro em São Paulo. Fale com o presidente da associação no info@abratgls.com.br. Tel.: (11) 3327-2082. Site: www.abratgls.com.br.