Henrique Santiago   |   05/12/2016 09:55

Como combater a falta de ética no trabalho; veja dicas

Em tempos de efervescência no cenário político, a palavra corrupção é cada vez mais proferida pelos brasileiros. Mas é como diz a sabedoria popular: o que adianta reclamar dos corruptos e agir, com o famoso “jeitinho”, da mesma forma?

Shutterstock

Em tempos de efervescência no cenário político, a palavra corrupção é cada vez mais proferida pelos brasileiros. Mas é como diz a sabedoria popular: o que adianta reclamar dos corruptos e agir, com o famoso “jeitinho”, da mesma forma?

A corrupção também pode integrar o ambiente de trabalho, como lembra especialista da S2 consultoria, Renato Santos – leia o artigo completo clicando aqui. Essa é uma realidade que, infelizmente, não foge até mesmo de multinacionais. Um tema até alheio em empresas deve ser levado a sério com a inclusão de uma cultura ética, sobretudo entre as lideranças, a fim de combater esse mau.

Para isso, deve-se levar em consideração os fatores internos e externos e como eles influenciam na ética. Por exemplo, em uma agência de viagens há um profissional que manipula os resultados para ganhar uma bonificação maior. Atitude desleal, confere? Antes de tomar providência, os líderes têm de buscar os ativadores desse comportamento antiético.

Se ao identificar que os colaboradores têm uma cultura desalinhada com a da empresa, saiba que o cerne da questão está na quebra desse modelo idealizado pela gestão. Cada indivíduo tem uma maneira de agir e lidar com a vida, mas isso não pode interferir no trabalho.

Para solucionar esse problema, responda ao esquema 5W2H:

Para alinhar expectativas e realidades, aplique uma metodologia de pesquisa qualitativa na qual inclua um questionário on-line com questões de múltiplas escolhas e dissertativas; grupos focais para discutir os temas em grupos de diferentes níveis hierárquicos; e entrevistas individuais com voluntários interessados em se aprofundar sobre os temas abordados.

A partir disso será possível desenvolver um plano de ação com o objetivo de tornar a cultura organizacional mais presente em toda a empresa. Exemplificando, pode-se inserir um código de ética, aplicar teste de integridade no processo seletivo e criar uma política de punições a atos antiéticos.

E você, como tem lidado para reforçar a cultura ética na sua empresa?


*Fonte: Endeavor

conteúdo original: http://bit.ly/2fCLM8P

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados