6 dicas para se manter o controle emocional no trabalho
Nem sempre é fácil se manter no controle. Em especial em ambientes de trabalho que exigem muito do profissional e, não raro, se tornam estressantes. Confira essas dicas para não cair nesse problema
Nem sempre é fácil se manter no controle. Em especial em ambientes de trabalho que exigem muito do profissional e, não raro, se tornam estressantes. Metas, cobranças, rivalidades... são muitos fatores que tornam o profissional sobrecarregado de emoções e podem crar até uma situação perigosa à manutenção do emprego.
Não é só uma questão laboral, mas de saúde: como informa a Catho, segundo o Ministério da Previdência Social nos últimos dez anos a concessão de auxílio-doença devido a transtornos psicológicos e emocionais aumentou quase 20 vezes.
Uma solução para não ser tão afetado por esse problema pode estar na hipnoterapia. Sim, a técnica de hipnose clínica também tem efeito terapêutico, e pode ajudar a blindar as pessoas de transtornos psicológicos em situações de forte estresse.
Consultado pela Catho, o doutor Odair Comin, psicólogoc e especialista em hipnoterapia, selecionou seis práticas para ajudar nesse sentido:
AUTOCONTROLE
Talvez você já ache que está no controle, mas pode ser que as coisas não sejam bem assim. Manter-se no comando da situação é controlar, o tempo todo, suas ações e pensamentos. Reflita sobre cada situação e decida para onde canalizar suas emoções. Treinando esse comportamento, será mais difícil perder a calma, se desconcentrar e acabar em situações desagradáveis.
BLINDAGEM A OFENSAS
É claro que ninguém gosta de ser xingado. Mas há muita gente que se sente ofendida por muito menos. Uma cobrança que considera exagerada ou uma brincadeira fora de hora, por exemplo. Mas irritar-se tanto com isso de fato ajuda? “Mude você mesmo e fique indiferente a isso, descarregue o sentimento das palavras, pois um novo jeito de pensar e sentir te coloca no comando das emoções”, diz Comin.
DESEMPENHANDO PAPÉIS
Não adianta levar tudo ao pé da letra e todas as situações ao nosso limite. Pessoas experientes sabem que, no trabalho, desempenhamos papéis e exercitamos a paciência. Sobretudo, o importante, para Odair mim, é desempenhar o papel de profissional. Não encare aquilo como a missão de sua vida, mas como um papel a ser bem cumprido, e a carga emocional já se alivia.
NEUTRALIZANDO PESSOAS TÓXICAS
Muitas vezes absorvemos para nós comportamentos nocivos dos outros. Isso colabora para o estresse e as situações desagradáveis. Essas pessoas “tóxicas” devem ficar com os problemas delas, e você não precisa toma-los para si. Se perceber que há alguém tentando te prejudicar, “procure algo que te faz bem, em ambientes revigorantes com pessoas que te fazem bem”, sugere o especialista. Recarregar as energias é fundamental.
TRABALHO EM EQUIPE
Cuidar de tudo sozinho é difícil. Por isso, identificar bons aliados e dividir o fardo é outra dica importante. Claro, sem depositar sua dependência na conta de outra pessoa, mas ajudando a quem te ajuda e sabendo aceitar a boa vontade alheia. Diferentes perfis, quando aliados de forma benéfica, tendem a trazer bons resultados.
EMPATIA É FUNDAMENTAL
Tão importante quanto trabalhar em equipe é se colocar no lugar do outro. Entender as dificuldades por que os outros passam pode te ajudar a não entrar, sem necessidade, em uma situação desagradável. Colocar-se na pele de uma outra pessoa por um momento pode te ensinar muito mais sobre si mesmo do que se imagina.
*Fonte: Catho