Fernanda Cordeiro   |   03/11/2016 19:35

Mercado global de luxo deve movimentar R$ 3 tri em 2016

Estudo da Worldwide Luxury Market Monitor mostrou que o mercado global de consumo de luxo registrou um crescimento de 4% nos últimos seis meses e deve ultrapassar a marca de mais de R$ 3 trilhões em 2016.


Divulgação Sheraton Fiji

Um estudo da Worldwide Luxury Market Monitor mostrou que o mercado global de consumo de luxo registrou um crescimento de 4% nos últimos seis meses, e deve ultrapassar a marca de mais de R$ 3 trilhões em 2016.


Alguns dos fatores que colaboraram para o cenário foi a venda de carros de luxo, que teve um aumento de 8%. Além da mudança no comportamento dos consumidores, que estão preferindo investir em experiências novas e outras mais pessoais, como viagens, gastronomia e até obras de arte.


Hoje a indústria de bens de luxo lucra R$ 861 bilhões, influenciada pelo declínio do mercado americano e pela retomada do crescimento da China, após três anos de estagnação. O estudo da Bain & Company prevê que o mercado de luxo ainda vai lucrar entre R$ 968 bilhões e R$ 986 bilhões até 2020, com base em um crescimento de vendas anuais de 3% a 4%, começando em 2017.


LUXO PELO MUNDO

A porcentagem de consumo chinês no mercado de luxo diminuiu, de 31% no ano passado, para 30% em 2016, pela primeira vez na história. O consumo de produtos locais aumentou, mas não afetou diretamente as compras dos turistas chineses, especialmente na Europa. A tendência das despesas da China no mercado de luxo é de aumento no longo prazo.

Divulgação

Já na Europa, as despesas dos turistas no mercado de luxo europeu diminuíram, mas os gastos dos residentes ajudaram a recuperar o desempenho de vendas dos bens de luxo no continente em mais de 1%.

A queda da libra fez crescer as compras de luxo dos turistas no Reino Unido e representou uma melhora. Por outro lado, Alemanha e França foram impactadas negativamente pelo terrorismo.


O consumo de luxo nos Estados Unidos e na América Latina registrou queda de 2%, diante da constante mudança da taxa de câmbio. As marcas de luxo nos EUA continuam enfrentando dificuldades devido à queda do turismo, que foi influenciado pela alta do dólar. Já na América Latina, o consumo de produtos locais aumentou. No Canadá, as despesas no mercado de luxo continuam estáveis.

Em Hong Kong e Macau houve uma queda de consumo de 15% no mercado de luxo. Os fluxos chineses voltaram para a Coreia do Sul e fizeram com que o país registrasse mais de 13% de aumento no consumo. O Sudeste Asiático apresentou crescimento de mais de 3%, já que Cingapura está atraindo os consumidores da China que também estão comprando e impulsionando países como a Tailândia e a Malásia.

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