Barcelona multa Airbnb e Homeaway em US$ 633 mil
A prefeitura afirmou que as a Airbnb e o Homeaway continuam oferecendo hospedagem sem licença, apesar de terem sido multadas em junho deste ano, em 30 mil euros, pelo mesmo motivo.
As autoridades de Barcelona, na Espanha, dizem que irão multar os serviços de compartilhamento de residências Airbnb e Homeaway em US$ 633 mil, ou 600 mil euros, cada um. Isso por oferecerem hospedagem compartilhada em casas de locais sem as licenças necessárias.
De acordo com a Skift, a ação é mais um movimento para conter o turismo em massa que atingiu o destino nos últimos anos. O prefeito da cidade, Ada Colau, disse à Rádio Catalunya que embora o turismo tenha sido um trunfo positivo para a cidade, "ele cresceu demais e estava negando aos moradores acesso à moradia".
Além disso, a prefeitura afirmou que as plataformas como, a Airbnb e o Homeaway continuam oferecendo hospedagem sem licença, apesar de já terem sido multadas em junho deste ano, em 30 mil euros, pelo mesmo motivo.
Segundo o The Local, a popularidade das plataformas de economia compartilhada cresceu tanto na cidade, que hoje se hospedar em casas de moradores locais é mais comum que reservar hotéis em Barcelona.
O prefeito Calau prometeu travar o excesso de turistas na cidade, após queixa de moradores. Os locais têm reclamado do excesso de barulho à noite, ou de madrugada. Além de festas na vizinhança que são feitas pelos turistas.
*Fonte: Skift e The Local