Pessimismo ao orgulho: brasileiros aprovam Rio 2016
Uma pesquisa realizada dez dias antes dos Jogos mostrou que pouco mais da metade dos brasileiros estava desconfiado com o sucesso dos Jogos Olímpicos. O jogo mudou e o sucesso do evento fez o brasileiro rever sua opinião. Pesquisa realizada pela agência Nova/SB aponta que o bras
Uma pesquisa realizada dez dias antes dos Jogos mostrou que pouco mais da metade dos brasileiros estava desconfiado com o sucesso dos Jogos Olímpicos. O jogo mudou e o sucesso do evento fez o brasileiro rever sua opinião. Pesquisa realizada pela agência Nova/SB aponta que o brasileiro acredita que não só a imagem do país melhorou após as competições, como percebeu que houve transformações reais na cidade, sobretudo no que se refere a mobilidade urbana. Outro aspecto relevante depurado durante os Jogos Rio 2016 é que a intolerância nossa de cada dia expressada nas redes sociais teve significativa redução.
“Inegavelmente as Olimpíadas superaram as expectativas. Antes, havia o temor pela não-conclusão das obras, pelo risco de atentados terroristas e de o Brasil ficar com uma imagem negativa para o resto do mundo. Hoje a visão é de que as Olimpíadas foram um sucesso e o Brasil mostrou sua capacidade de fazer um evento dessa grandeza”, revela o diretor de Planejamento da Nova/sb, Sérgio Silva.
MAIS POPULARES
Cada vez mais as redes sociais são um termômetro eficiente para medir popularidade. A equipe do projeto Comunica Que Muda, da Nova/sb, monitorou quase 5 milhões de menções em português nas redes sociais, sites e blogs, com o uso da plataforma Torabit. O jamaicano Usain Bolt ganhou de lavada e foi o mais mencionado durante os dias 3 e 21 de agosto, período pesquisado. A judoca Rafaela Silva, medalhista de ouro, foi a mulher mais mencionada, figurando na quarta posição.
“A nossa proposta é mostrar que a internet exerce um papel de destaque nas nossas vidas, e foi possível observar isso durante os Jogos Olímpicos. Com essa pesquisa conseguimos mostrar que os brasileiros estão casa vez mais conectados e não seria diferente durante a Olimpíada. Foi interessante ver que estamos participando nas redes e nas arenas”, conta o diretor do Torabit, Caio Túlio da Costa.