Flytour Gapnet investe R$ 5 milhões em nova sede em SP
Menos de um ano depois do anúncio de fusão entre os grupos Flytour e Gapnet, que criou um conglomerado de Viagens e Turismo com 15 empresas em oito segmentos dentro dessa indústria, a nova empresa (Grupo Flytour Gapnet) já inaugurou uma nova sede na capital paulista, com
Menos de um ano depois do anúncio de fusão entre os grupos Flytour e Gapnet, que criou um conglomerado de Viagens e Turismo com 15 empresas em oito segmentos dentro dessa indústria, a nova empresa (Grupo Flytour Gapnet) já inaugurou uma nova sede na capital paulista, com cinco mil metros quadrados divididos em dois andares. A sede paulistana fica dentro de um complexo de escritórios na Barra Funda, na zona oeste, e abriga as unidades de consolidação (Flytour Gapnet), duas operadoras (MMTGapnet e Flytour Viagens), a Flytour Eventos, a To Go (OTA do grupo), a Conexxe (que administra a parte de viagens do programa de fidelidade do Itaú), a Globalis (TMC para middle Market), Vai Voando (rede de venda de passagens aéreas em comunidades) e a área de Tecnologia que atende a todas as empresas do grupo.
As últimas equipes, em um total de 830 colaboradores, mudaram-se do centro da cidade para o novo escritório no final de semana passado. Todos os andares possuem salas de reunião (em um total de 14), mesas para pequenas reuniões, baias e mesas sem gavetas para a equipe, e espaços de convivência, com copa, máquinas de alimentos e café e armários individuais. O espaço total tem capacidade para 880 pessoas (ou seja, há lugar para mais 50 profissionais de imediato).
Cada diretor ou responsável pelo canal de negócio presente na sede tem mesa junto de sua equipe e os membros da diretoria corporativa (o CEO Christiano Oliveira, os vice-presidentes Rui Alves e Ivo Lins, e o presidente do conselho, Elói Oliveira) têm sua mesa lado a lado, em um espaço exclusivo. Há também local para fornecedores e membros da equipe da outra sede trabalharem quando visitam a Flytour Gapnet na Barra Funda.
A sede em Alphaville, aliás, continua ativa e é ocupada, além de um outro espaço comunitário para os diretores, pela TMC Flytour Amex Global Business Travel e pelas áreas de Produtos, comandada por Carlos Buenos, RH, Administrativo-financeiro, Jurídico e Marketing. No total, o grupo tem 2,5 mil funcionários diretos. Contando os mil das franquias Flytour Amex e os 500 representantes Vai Voando o número dá um novo salto. O faturamento previsto para este ano é de R$ 5,5 bilhões, com meta de chegar a 2020 com R$ 9 bilhões, em crescimento orgânico, e cinco mil colaboradores.
Além de ter assumido a presidência do Conselho de Administração da Flytour Gapnet, o fundador da Flytour, Elói D’Ávila de Oliveira, está dedicado também à diretoria de Inovação, para todos os negócios da empresa.
R$ 5 MILHÕES
O investimento na nova sede, segundo Rui Alves, em entrevista ao Portal PANROTAS, foi de R$ 5 milhões. “Isso reforça nosso comprometimento com a indústria e com nossos colaboradores e é o primeiro grande exemplo do que queremos com a fusão. Buscamos sinergias em todas as unidades. Há empresas com marcas diferentes em alguns casos, mas trabalhando juntas em partes do processo, como compras e montagem de produtos. Queremos um crescimento sustentável, colaboradores satisfeitos, e, como está no DNA das duas empresas que originaram o novo grupo, manter nosso viés de inovação e foco no cliente”, completou o CEO do grupo, Christiano Oliveira.
O processo de fusão, que já está em 100% na consolidação e que nas operadoras seguirá para um modelo em que haverá um centro de compras e operações único, mas distribuição diferente, com as marcas MMTGapnet e Flytour Viagens mantidas independentes, foi considerado bastante rápido pelos executivos e os primeiros resultados são animadores. As duas empresas começaram a conversar concretamente em fevereiro de 2015, a fusão foi anunciada em dezembro do mesmo ano. A primeira sede com o novo modelo já está inaugurada, tendo a área de consolidação já fusionada e trabalhando como uma só empresa.
EXPANSÃO LATINA
Além da continuação do processo de fusão, incluindo as sinergias, para 2017 a meta é chegar à América Latina, especialmente nas áreas de business travel (com uma marca própria da Flytour Gapnet) e na de eventos e incoming (hoje concentrada na Consolid). Esta última se beneficiará ainda de uma estrutura que já existe em Portugal. “Já temos negócios, mas não presença física, na Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Estamos testando e experimentando os modelos. Em 2017 anunciaremos os detalhes da expansão e que negócios serão utilizados. Mas o receptivo internacional é estratégico para o grupo”, adiantou Rui Alves.
Para 2016, um ano difícil, em que o grupo espera fechar com um faturamento similar ao de 2015, as unidades que estão crescendo mais são as duas operadoras (35% na Flytour Viagens e 45% no nacional da MMTGapnet), business travel (8% em receita, com vendas de R$ 2,5 bilhões) e a Flytour Eventos (+45%).
A nova sede da Flytour Gapnet fica na avenida Francisco Matarazzo, 1.350, 2º e 3º andares, Barra Funda, São Paulo.
Confira mais fotos da nova sede da Flytour Gapnet abaixo.