Fernanda Cordeiro   |   20/06/2016 09:38

Confira sete conselhos sobre carreira que valem ouro

Desde sobre como se portar até ações que devem ser evitadas para garantir o sucesso

Shutterstock

O mercado de trabalho brasileiro tem estado imprevisível e ainda não há como saber quando voltará ao normal. Cortes e restruturações constantes deixam funcionários e, até mesmo, chefes sem saber o que está por vir.

Nesse contexto atual de economia brasileira e sobre como ela está afetando o mercado de trabalho, é normal sentir uma insegurança com o próprio emprego. No entanto, alguns conselhos que muitas vezes não são ditos podem ajudar a superar este momento e acalmar os ânimos.

Lado irracional
Por mais que o universo corporativo incentive e funcione sob o raciocínio lógico, o instinto também tem um papel essencial no sucesso. É claro que é preciso sempre pensar antes de decidir qualquer coisa, mas os pressentimentos podem ajudar na hora de decisões estratégicas.

Shutterstock

Experiência prática
Por mais que os livros e o conhecimento acadêmico sejam indispensáveis, o conhecimento por eles passado não substitui a experiência prática. Especialistas dizem que nem mesmo o profissional mais estudioso terá muito sucesso se não explorar o mundo e se ficar focado apenas em obras escritas. A experiência pode ser fundamental na hora da tomada de decisões.

Saiba desistir
Nem sempre persistir é a melhor opção. Em alguns momentos, a atitude mais certo a ser tomada é desistir. No entanto, isso não quer dizer que você está abrindo mão de tudo. Muitas vezes é preciso deixar para trás o que não funciona mais para poder se dedicar totalmente a novos projetos.

Pequenas recompensas não compensam
A ambição pode prejudicar o sucesso de muita gente. Em certos momentos, os profissionais acabam sendo atraídos por projetos menores, mas que oferecem algum tipo de renda extra. No entanto, esses movimentos podem vir a prejudicar o funcionário no futuro, arriscando seu emprego fixo apenas por uma fonte de renda a mais.

Shutterstock

Distância segura
Não importa como seja o clima na empresa, é muito provável que haja ao menos um funcionário com um lado negativo mais aflorado. Especialistas dizem que o mais recomendado é reconhecer rápido essas personalidades e não permitir que essa negatividade o afete.

Engajamento e bem estar
Nos últimos anos tem sido possível observar que as empresas passaram a se preocupar mais com o engajamento e o bem estar dos seus funcionários. No entanto, isso não é uma obrigação apenas dos chefes. Os funcionários também precisam criar sua felicidade no ambiente de trabalho e devem agir para cultivar seu bem estar.

Modéstia
Fazer o famoso marketing pessoal não é fácil, ainda mais quando se corre o risco da prática ser confundida com arrogância. Entretanto, esconder suas próprias qualidades pode ser um grande erro, já que ser reconhecido por fazer algo de maneira excelente é uma maneira de ser lembrado no futuro.


*Fonte: Exame

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados