Roberta Queiroz   |   27/06/2016 18:05

Brexit: Reino Unido pode perder 2,3 mi de turistas

A decisão do Reino Unido em deixar a União Europeia criou um cenário de incertezas em diversos aspectos, inclusive no turismo. O processo de saída é burocrático e o país só deve começar a caminhar sozinho daqui a dois anos, conforme o T

A decisão do Reino Unido em deixar a União Europeia criou um cenário de incertezas em diversos aspectos, inclusive no Turismo. O processo de saída é burocrático e o país só deve começar a caminhar sozinho daqui a dois anos, conforme o Tratado de Lisboa. Mesmo assim, as especulações em relação ao Brexit já invadiram o mercado e a tendência é que o país deixe de receber milhares de turistas.


A vice-presidente sênior do Research, Lorraine Sileo, citou a 11ª edição da pesquisa Phocuswright para mostrar o panorama da indústria de viagens do Velho Continente antes do plebiscito. “As viagens na Europa cresceram 5% em 2015 (+ 264 bilhões de euros) e esperavam alta de 3% este ano. Só o Reino Unido projetou aumento de 4% (44,8 bilhões de euros) em 2016”, explicou a executiva, destacando que os europeus estavam otimistas.

Com a queda da libra em 12% em relação ao dólar na última sexta-feira (24), o nível mais baixo desde 1985, o humor do mercado mudou, principalmente, o dos franceses. “O Reino Unido é dos principais mercados emissores da França e o país já deve sentir o impacto do Brexit nestas férias de verão”, considerou.

A diretora de pesquisas sobre viagens da Euromonitor International, Caroline Bremner, concordou com Lorraine e ainda incluiu Irlanda e Alemanha na lista. Caroline também acredita que, com a saída da UE, o Reino Unido deve perder mais de 2,3 milhões de visitantes em mercados chaves até 2020 (- 5%). "Por outro lado, a queda da libra pode ajudar a atrair visitantes de outros lugares”, destacou.

Gigantes do mundo on-line baseados nos Estados Unidos também foram abalados logo após o resultado do plebiscito. De acordo com os dados de Lorraine, as quedas nas cotações atingiram empresas como Expedia (-7,4%), Priceline (-11,4%) e Tripadvisor (-6,2%). Lorraine acredita que a reação foi apenas um sinal do potencial impacto do Brexit no Turismo.

Como sinal de esperança, a vice-presidente lembrou da relação entre a viagem e o europeu. “As viagens estão enraizadas na cultura da Europa. Confiança e incertezas econômicas vêm e vão, mas a viagem continuará a ser uma parte central da vida europeia”.

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