Saiba como evitar fraudes em compras on-line em 5 dicas
A (ABTA), lançou um alerta sobre o perigo de se comprar on-line neste período de férias.
Como saber se o agente de viagens vende um produto confiável? Como o cliente estará asseguro da transação? Em tempos onde empresas fecham as portas e deixam o prejuízo na mão do intermediário, é mais do que necessário estar atento à movimentação do mercado. Por isso, a Associação dos Agentes de Viagens Britânicos (ABTA), lançou um alerta sobre o perigo de se comprar on-line neste período de férias.
O aviso partiu após a entidade notar o crescimento de reclamações de clientes por serem vítimas de práticas fraudulentas na internet. Com isso, a associação se atentou às famosas barganhas e promoções disponíveis nos mais diversos sites.
Por mais que as dicas sejam direcionadas à indústria britânica, nada mais válido do que aplicá-las ao Brasil. O período de alta temporada, verão e férias escolares é atrativo para compra e venda dos mais diversos produtos em território nacional. Mas o consumidor tem de se atentar, ainda mais ao abrir o navegador da internet. Confira as sugestões abaixo:
- Preços de feriado e voos são consideravelmente mais baratos do que os competidores. O valor de um bilhete aéreo é definido pelas companhias aéreas. Os agentes de viagens têm uma certa margem na venda. Se o profissional cobrar significativamente mais do qualquer outro, algo está errado;
- Logotipos de baixa resolução e “confusos” de associações da indústria de viagens e companhias de cartão de crédito;
- O não recebimento de tíquetes, considerado como "enviado";
- A única opção de pagamento é transferência bancária. Não apenas isso é uma indicação de que nenhum banco está preparado para oferecer facilidades de cartão de crédito. E, claro, ao lidar com o golpista, recuperar o dinheiro é praticamente impossível;
- Se uma empresa defrauda seus clientes, há uma boa chance de os consumidores publicarem detalhes de sua experiência e avisos sobre ela. Se estiver indeciso, faça uma pesquisa antes de reservar.
O aviso partiu após a entidade notar o crescimento de reclamações de clientes por serem vítimas de práticas fraudulentas na internet. Com isso, a associação se atentou às famosas barganhas e promoções disponíveis nos mais diversos sites.
Por mais que as dicas sejam direcionadas à indústria britânica, nada mais válido do que aplicá-las ao Brasil. O período de alta temporada, verão e férias escolares é atrativo para compra e venda dos mais diversos produtos em território nacional. Mas o consumidor tem de se atentar, ainda mais ao abrir o navegador da internet. Confira as sugestões abaixo:
- Preços de feriado e voos são consideravelmente mais baratos do que os competidores. O valor de um bilhete aéreo é definido pelas companhias aéreas. Os agentes de viagens têm uma certa margem na venda. Se o profissional cobrar significativamente mais do qualquer outro, algo está errado;
- Logotipos de baixa resolução e “confusos” de associações da indústria de viagens e companhias de cartão de crédito;
- O não recebimento de tíquetes, considerado como "enviado";
- A única opção de pagamento é transferência bancária. Não apenas isso é uma indicação de que nenhum banco está preparado para oferecer facilidades de cartão de crédito. E, claro, ao lidar com o golpista, recuperar o dinheiro é praticamente impossível;
- Se uma empresa defrauda seus clientes, há uma boa chance de os consumidores publicarem detalhes de sua experiência e avisos sobre ela. Se estiver indeciso, faça uma pesquisa antes de reservar.