Dez dicas para ter uma reputação on-line positiva
Gabriella Otto falou sobre o tema na Vila do Saber da 43ª Abav Expo
“Hoje, quem escolhe um hotel pelas estrelas de classificação do Ministério do Turismo?”. Foi assim que Gabriela Otto começou sua palestra sobre reputação on-line na Vila do Saber. Os presentes não contestaram a pergunta da presidente da HSMAI no Brasil, blogueira da PanHotéis e consultora da Go Associados. Pelo contrário, citaram novos exemplos de pesquisa como Tripadvisor, redes sociais, blogs e vídeos.
De acordo com Gabriela, 80% dos consumidores não compram sem pesquisar e 85% aceitam pagar mais caro por uma empresa que tenha boa reputação. “Vivemos em um mundo de reputação transparente. É preciso cuidar dela, afinal, ninguém mais acredita em publicidade paga, mas sim em mensagens voluntarias”, pontuou.
Após citar cases de respostas diplomáticas e desastrosas aos usuários das redes sociais, Gabriela deu dez dicas para qualquer empresa ter uma reputação positiva na internet.
1 – Ler e responder todos os comentários
2 – Responder em uma semana, no máximo
3 – Comece a resposta agradecendo
4 – Seja original na resposta
5 – Tente destaque os pontos positivos da empresa
6 – Prepare-se para comentários positivos e negativos
7 – Assegure-se de que os problemas estão sendo solucionados
8 – Quem assina a resposta é o gerente. Sempre!
9 – Seja educado e profissional para evitar discussões
10 – Responda como se o cliente estivesse na sua frente e rodeado de pessoas
A consultora criou outra dica no ato: não oferecer cortesias. “São tempos de Human to Human (H2H). Cuidar da reputação é urgente”.
De acordo com Gabriela, 80% dos consumidores não compram sem pesquisar e 85% aceitam pagar mais caro por uma empresa que tenha boa reputação. “Vivemos em um mundo de reputação transparente. É preciso cuidar dela, afinal, ninguém mais acredita em publicidade paga, mas sim em mensagens voluntarias”, pontuou.
Após citar cases de respostas diplomáticas e desastrosas aos usuários das redes sociais, Gabriela deu dez dicas para qualquer empresa ter uma reputação positiva na internet.
1 – Ler e responder todos os comentários
2 – Responder em uma semana, no máximo
3 – Comece a resposta agradecendo
4 – Seja original na resposta
5 – Tente destaque os pontos positivos da empresa
6 – Prepare-se para comentários positivos e negativos
7 – Assegure-se de que os problemas estão sendo solucionados
8 – Quem assina a resposta é o gerente. Sempre!
9 – Seja educado e profissional para evitar discussões
10 – Responda como se o cliente estivesse na sua frente e rodeado de pessoas
A consultora criou outra dica no ato: não oferecer cortesias. “São tempos de Human to Human (H2H). Cuidar da reputação é urgente”.