Artur Luiz Andrade   |   10/10/2014 12:05

Escandinavos são os maiores viajantes do planeta

Pesquisa divulgada esta semana pela Timetric, empresa de tecnologia e business intelligence, os escandinavos são o povo que mais viaja no mundo. Os quatros países nórdicos estão no Top 5 de habitantes com maior número de viagens por ano

Pesquisa divulgada esta semana pela Timetric, empresa de tecnologia e business intelligence, os escandinavos são o povo que mais viaja no mundo. Os quatros países nórdicos estão no Top 5 de habitantes com maior número de viagens por ano (veja na tabela acima). Os finlandeses lideram com 7,5 viagens anuais, seguidos dos suecos (seis), dinamarqueses (5,3) e noruegueses (5,2). A razão para essa liderança, segundo o analista de viagens e turismo da Timetric, Arnie van Groesen, engloba temas como dinheiro, clima e feriados tradicionais.

“As pessoas na Escandinávia podem pagar por mais viagens porque seus ganhos são maiores e as taxas de desemprego baixas. O custo de vida nos países escandinavos é alto, o que significa que se viajam para fora, os moradores podem garantir mais valor por seu dinheiro. As condições climáticas também fazem com que eles sejam atraídos pelas praias da parte sul do planeta, como as da Espanha”, explica ele.

Além disso, segundo o estudo, muitos escandinavos têm uma segunda casa para feriados e férias, e adoram passar temporadas em casas de veraneio, seja no interior ou na praia. Os noruegueses viajam duas vezes para o Exterior por ano, o maior índice na Europa.

AMERICANOS
A media de viagens dos americanos é de 6,7 por ano. A grande maioria é de viagens domésticas, o que faz do países o maior mercado doméstico de viagens do planeta em volume. Apenas um em cada cinco americanos faz uma viagem internacional por ano e apenas metade dos americanos tem um passaporte.

De acordo com van Groesen, “ir para fora do país é caro e a variedade de atrativos e o tamanho dos EUA fazem com que sempre haja algo para ser visto”. Visitar amigos e parentes é a principal razão das viagens domésticas, já que muitos americanos moram longe de onde nasceram e cresceram. É natural para eles, portanto, cruzar o país em feriados como Ação de Graças e o Natal.

Ainda sobre viagens internacionais americanos (e também os que moram em regiões mais isoladas do mundo, como os australianos) preferem fazer menos viagens internacionais, mas ficar mais tempo nos destinos.

Outra razão para os americanos preferirem as Viagens domésticas é o baixo número de feriados. Os americanos não possuem férias mínimas remuneradas e os que têm o benefício de folgas e férias em suas empresas geralmente não podem tirar tudo de uma vez. Na Europa, os empregados tiveram em 2013 22 dias garantidos de férias remuneradas, sem contar os feriados públicos.


OUTROS PAÍSES
Hong Kong tem uma quase inexistente média de viagens domésticas (0,03), mas uma alta média de viagens internacionais (4,3), 74% das quais para a China.

O México tem uma média de viagens domésticas de 1,7 e de internacional maior que os Brics. A China tem o maior volume de viagens, 97,3 milhões, mas uma média baixa devido ao tamanho da população. A maioria não faz viagens internacionais, mas aqueles que o fazem, são viajantes frequentes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados