Maria Izabel Reigada   |   20/01/2014 16:26

2013: 52 milhões de chegadas internacionais a mais

2013 terminou com aumento de 5% nas chegadas internacionais de turistas, segundo anunciado hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em sua sede, em Madri, na Espanha.

2013 terminou com aumento de 5% nas chegadas internacionais de turistas, segundo anunciado hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em sua sede, em Madri, na Espanha. O percentual representa 52 milhões de chegadas internacionais a mais que o total de 2012, somando 1,087 bilhão. “2013 foi um ano excelente para o turismo internacional. O setor turístico demonstrou notável capacidade de adaptação às condições instáveis dos mercados, sendo capaz de estimular o crescimento e a criação de empregos em todo o mundo, apesar dos desafios econômicos e geopolíticos”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai.

Segundo a OMT, os destinos da Ásia e Pacífico foram os que registraram maior crescimento em chegadas internacionais (6%), assim como a África (6%). A Europa teve aumento de 5% e as Américas, de 4%. A América do Sul, no entanto, cresceu menos: apenas 2%. Toda a região das Américas recebeu no ano passado seis milhões de chegadas internacionais a mais que em 2012. A Europa, no entanto, foi a região que abocanhou a maior parte das “novas chegadas”, com 29 milhões delas. Para 2014, a OMT projeta crescimento de entre 4% e 4,5% nas chegadas internacionais.

Emissores
Entre os dez mercados emissores mais importantes, a Rússia e a China foram destacadas pela OMT. Em 2012, a China já havia assumido a liderança entre os mercados emissores, posição que deve manter em 2013, ao somar gastos em turismo internacional de US$ 102 bilhões nos três primeiros trimestres do ano passado. A Rússia, quinto mercado emissor, registrou crescimento de 26% nessas despesas, até setembro do ano passado. O Brasil também foi destacado nesse quesito, com despesas 14% superiores dos brasileiros no Exterior em 2013. Os turistas alemães, japoneses e italianos, no entanto, gastaram menos em viagens internacionais que em 2012, segundo a OMT.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados