Da Redação   |   26/12/2013 09:42

Confiança do consumidor despenca em São Paulo

A inflação segue preocupando o consumidor paulistano. O índice de confiança atingiu 136,6 pontos em dezembro, em escala que varia entre zero (pessimismo total) e 200 pontos (otimismo total), com queda de 15,6% em relação a dezembro do ano passado.

A inflação segue preocupando o consumidor paulistano. O índice de confiança atingiu 136,6 pontos em dezembro, em escala que varia entre zero (pessimismo total) e 200 pontos (otimismo total), com queda de 15,6% em relação a dezembro do ano passado. Em relação a novembro, quando o índice apurado foi de 138 pontos, o recuo foi de 1%.

Segundo a Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), o consumidor está mais preocupado com o futuro do que com o presente. O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) registrou alta de 0,9%, ao passar de 136,9 pontos em novembro para 138,2 pontos em dezembro. O Índice Expectativa ao Consumidor (IEC), que também compõe o ICC, declinou 2,3%, passando de 138,7 pontos em novembro para 135,5 pontos em dezembro.

O avanço da confiança em relação ao presente pode ser explicado pela sazonalidade do mês, cuja renda é alavancada em virtude dos recursos do 13º salário. No entanto, o consumidor ainda demonstra preocupação quanto à inflação, o que, sem dúvida, ampliou as percepções menos otimistas quanto ao futuro.

A pesquisa revela ainda a diferença de postura na classe de idades. Enquanto os consumidores com idade inferior a 35 anos mostraram-se mais satisfeitos em relação ao mês passado, os consumidores acima desse patamar de idade demonstraram menos otimismo. Os resultados apurados respectivamente foram: avanço de 3%, ao passar de 140,3 pontos em novembro para 144,1 pontos em dezembro, e queda de 2,7%, ao passar de 131,5 pontos em novembro para 127,9 pontos em dezembro.

A classe de renda também registou sentimentos distintos. Enquanto os consumidores com renda inferior a dez salários mínimos descreveram queda de 3,5%, ao passar de 140,1 pontos em novembro para 135,2 pontos em dezembro, os consumidores acima desse patamar apontaram estabilidade, permanecendo com 136 pontos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados