Maria Izabel Reigada   |   02/10/2013 10:39

Brasil é 6º na Am. Latina em ranking de capital humano

Pela primeira vez, o Fórum Econômico Mundial elaborou um ranking de capital humano. O primeiro Index de Capital Humano identifica os países com maior potencial de sucesso considerando a força de trabalho no longo prazo.

Pela primeira vez, o Fórum Econômico Mundial elaborou um ranking de capital humano. O primeiro Index de Capital Humano identifica os países com maior potencial de sucesso considerando a força de trabalho no longo prazo. Entre 122 países, a liderança é ocupada pela Suíça, no ranking elaborado em cima de quatro pilares: educação; saúde e bem estar; força de trabalho e emprego; e ambiente. Em ordem, os dez primeiros colocados, após a Suíça, são: Finlândia, Cingapura, Holanda, Suécia, Alemanha, Noruega, Reino Unido, Dinamarca e Canadá. Os Estados Unidos aparecem na 16ª colocação.

Na América Latina, o Brasil ocupa a sexta posição, atrás de Barbados, Costa Rica, Chile, Panamá e Uruguai. No ranking geral, o Brasil está no 57º lugar, atrás de dois dos países que formam os Brics: da China, em 43º, e da Rússia, em 51º. Os outros dois Brics, a Índia e a África do Sul, aparecem, respectivamente, na 78ª e 86ª posição.

“A chave para o futuro de qualquer país ou instituição está no talento, características e qualidades de sua gente. Com a escassez de talentos prevista para muitos países dos mundos desenvolvido e em desenvolvimento, será fundamental que observemos estratégia no curto e médio prazo”, diz o presidente executivo do Fórum Mundial Econômico, Klaus Schwab. “Para indivíduo, assim como para a sociedade e as economias em geral, investir em capital humano é crítico, ainda mais no contexto de recursos limitados.” O ranking está disponível para download no site da instituição, no www.weforum.org.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados