MTur e Embratur irão promover destinos religiosos
Segundo o ministro Gastão Vieira, a participação de fieis ontem, em Aparecida (SP) fez soar o alarme: “vamos investir no turismo religioso”, afirmou
A grande presença de peregrinos brasileiros e estrangeiros viajando pelo País por conta da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) abriu os olhos do Ministério do Turismo (MTur) sobre a importância deste nicho no desenvolvimento do setor. Segundo o ministro Gastão Vieira, a participação de fieis ontem, em Aparecida (SP), fez soar o alarme: “vamos investir no turismo religioso”, afirmou.
A ideia de criar roteiros religiosos surgiu por intermédio do Secretário Nacional de Políticas Públicas do MTur, Vinicius Lummertz. “O Vinicius já defende este ideia algum tempo e foi um dos responsáveis por trazer a ExpoCatólica, que tradicionalmente ocorre em São Paulo, para o Rio. E a partir desta JMJ vamos oferecer roteiros religiosos pelo País, começando por Aparecida, e promover no Brasil, através do Ministério, e no exterior, através da Embratur”, afirmou Gastão Vieira.
Segundo ele explicou, já está sendo aplicado uma pesquisa com peregrinos que participam da JMJ e de fieis que visitam o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, hoje o principal produto turístico religioso do Brasil. Com base nos resultados desta pesquisa o MTur irá formatar o roteiro e preparar sua estratégia de divulgação.
“Precisamos viabilizar economicamente nossos investimentos no turismo e fazer com que tenhamos retorno. O turismo religioso tem este potencial e a JMJ está provando isso. Hoje 11 milhões de pessoas visitam o Santuário de Nossa Senhora, mais de 2 milhões de fieis participam do Círio de Nazaré, porque não transformá-los em produtos? Vamos entender como funciona estas estruturas e preparar um roteiro sob medida para este tipo de viajante”, explicou o Secretário Nacional de Políticas Públicas do MTur, Vinicius Lummertz.
A ideia de criar roteiros religiosos surgiu por intermédio do Secretário Nacional de Políticas Públicas do MTur, Vinicius Lummertz. “O Vinicius já defende este ideia algum tempo e foi um dos responsáveis por trazer a ExpoCatólica, que tradicionalmente ocorre em São Paulo, para o Rio. E a partir desta JMJ vamos oferecer roteiros religiosos pelo País, começando por Aparecida, e promover no Brasil, através do Ministério, e no exterior, através da Embratur”, afirmou Gastão Vieira.
Segundo ele explicou, já está sendo aplicado uma pesquisa com peregrinos que participam da JMJ e de fieis que visitam o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, hoje o principal produto turístico religioso do Brasil. Com base nos resultados desta pesquisa o MTur irá formatar o roteiro e preparar sua estratégia de divulgação.
“Precisamos viabilizar economicamente nossos investimentos no turismo e fazer com que tenhamos retorno. O turismo religioso tem este potencial e a JMJ está provando isso. Hoje 11 milhões de pessoas visitam o Santuário de Nossa Senhora, mais de 2 milhões de fieis participam do Círio de Nazaré, porque não transformá-los em produtos? Vamos entender como funciona estas estruturas e preparar um roteiro sob medida para este tipo de viajante”, explicou o Secretário Nacional de Políticas Públicas do MTur, Vinicius Lummertz.