Maria Izabel Reigada   |   06/06/2013 12:25

Aéreas e receptivos reduzem funcionários em 2012

Enquanto em 2011 as 80 empresas de turismo ouvidas pela Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), da FGV em parceria com o Ministério do Turismo, aumentaram em 5,7% o número de funcionários, em relação ao total de 2010, no ano passado esse quadro teve recortes diferentes, segundo o

Enquanto em 2011 as 80 empresas de turismo ouvidas pela Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), da FGV em parceria com o Ministério do Turismo, aumentaram em 5,7% o número de funcionários, em relação ao total de 2010, no ano passado esse quadro teve recortes diferentes, segundo o setor analisado. Empresas organizadoras de eventos, locadoras de automóveis e agências de viagens foram os três setores que mais contrataram no ano passado, aumentando seus quadros de funcionários em 16,2%, 10,6% e 10,5%, respectivamente. Os promotores de feiras também tiveram bom desempenho nesse quesito da pesquisa, com aumento de funcionários de 10,3%.

Esses aumentos compensaram as demissões nos setores de transporte aéreo e turismo receptivo. No primeiro, a redução no número de funcionários foi de 0,1%, enquanto as empresas de turismo receptivo viram seu quadro de funcionários diminuir 1,4%. Na edição anterior da pesquisa, que analisa os resultados de 2011, agências de viagens, operadoras de turismo, empresas de transporte aéreo e locadoras de automóveis tinham sido, nessa ordem, as responsáveis pelas maiores contratações. Na média, as 80 empresas que participam da análise aumentaram em 4,1% o quadro de funcionários em 2012, na comparação com o ano anterior.

Em relação ao faturamento registrado em 2012 – que cresceu 13,1% na média das 80 empresas analisadas –, os setores que mais viram esse resultado crescer foram o de organizadoras de eventos (23,2%), seguido pelas agências de viagens (21,9%) , pelas promotoras de eventos (14,9%) e pela hotelaria (14,6%). Representantes dos nove setores do turismo analisados na pesquisa afirmaram que pretendem investir em 2013, chegando-se à média de 13,3% do faturamento no montante desses investimentos. 93% das empresas destacaram, ainda, que apostam na ampliação de seus negócios neste ano.

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