China lidera ranking de gastos em viagens; Brasil é 12º
A China assumiu a primeira colocação entre os mercados emissores de turismo no que diz respeito a gastos em viagens.
A China assumiu a primeira colocação entre os mercados emissores de turismo no que diz respeito a gastos em viagens. A marca foi alcançada no ano passado, quando os turistas chineses gastaram em viagens internacionais US$ 102 bilhões. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o volume representa aumento de 40% em relação ao montante gasto em 2011 (US$ 73 bilhões). O número de chineses viajando para o Exterior no ano passado foi de 83 milhões.
Em 2000, dez milhões de chineses realizaram viagens internacionais. “Na última década, o crescimento da China como mercado emissor de turismo foi e continua sendo o mais rápido do mundo. Graças a uma rápida urbanização, ao aumento de renda disponível e à flexibilização da política de viagens para o Exterior, o número de turistas internacionais da China passou de dez milhões, em 2000, para 83 milhões em 2012”, analisa a OMT. Segundo a organização, em 2005 a China já ocupava a sétima colocação em gasto turístico internacional. Em 2011, o destino apareceu em terceiro lugar nesse ranking e, no ano passado, superou a Alemanha e os Estados Unidos (com gastos de cerca de US$ 84 bilhões, ambos), alcançando a primeira colocação.
Embora não apareça na lista dos dez maiores gastos turísticos internacionais, o Brasil foi destacado nos números da OMT ao subir da 29ª colocação (no início dos anos 2000) para a 12ª, em 2012, com gastos de US$ 22 bilhões, de acordo com a organização. Entre os dez primeiros colocados aparece a Rússia (quinto lugar), com aumento de 32% nos gastos em 2012, na comparação com 2011, ao totalizar US$ 43 bilhões. A quarta colocação no ranking é do Reino Unido, com gastos de US$ 52 bilhões no ano passado. No final deste mês a OMT deve publicar o Barômetro OMT, com o detalhamento dos gastos internacionais do turismo.
Em 2000, dez milhões de chineses realizaram viagens internacionais. “Na última década, o crescimento da China como mercado emissor de turismo foi e continua sendo o mais rápido do mundo. Graças a uma rápida urbanização, ao aumento de renda disponível e à flexibilização da política de viagens para o Exterior, o número de turistas internacionais da China passou de dez milhões, em 2000, para 83 milhões em 2012”, analisa a OMT. Segundo a organização, em 2005 a China já ocupava a sétima colocação em gasto turístico internacional. Em 2011, o destino apareceu em terceiro lugar nesse ranking e, no ano passado, superou a Alemanha e os Estados Unidos (com gastos de cerca de US$ 84 bilhões, ambos), alcançando a primeira colocação.
Embora não apareça na lista dos dez maiores gastos turísticos internacionais, o Brasil foi destacado nos números da OMT ao subir da 29ª colocação (no início dos anos 2000) para a 12ª, em 2012, com gastos de US$ 22 bilhões, de acordo com a organização. Entre os dez primeiros colocados aparece a Rússia (quinto lugar), com aumento de 32% nos gastos em 2012, na comparação com 2011, ao totalizar US$ 43 bilhões. A quarta colocação no ranking é do Reino Unido, com gastos de US$ 52 bilhões no ano passado. No final deste mês a OMT deve publicar o Barômetro OMT, com o detalhamento dos gastos internacionais do turismo.