Carta da Aviesp aconselha agências no caso da CLM
A Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) está a par da situação da CLM Operadora, com sede em Ribeirão Preto (SP), e enviou uma carta aos associados
A Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) está a par da situação da CLM Operadora, com sede em Ribeirão Preto (SP), e enviou uma carta aos associados. Confira abaixo:
“Prezados Associados,
A Aviesp vem transmitir informações importantes e aconselhadoras para casos de insolvência fornecedores.
Tendo chegado ao conhecimento desta Entidade que a CLM Operadora:
- suspendeu suas representações em cidades como São José do Rio Preto-SP;
- ajuizou plano de recuperação judicial junto à Comarca de Ribeirão Preto-SP (antiga Concordata);
- que seus proprietários estão abrindo outra e nova empresa;
Como orientação preliminar às associadas que possuam vendas concretizadas, mas com serviços ainda não realizados junto à mencionada Operadora, seguem conselhos iniciais para se minimizar riscos e problemas:
a) inicial e imediatamente segue o conselho para a conferência com todos os fornecedores envolvidos e intermediados pela CLM, para a averiguação se os mesmos estão com os serviços solicitados quitados;
b) o mesmo deve ser feito com as transportadoras terrestres e aéreas envolvidas, com conferência de números de e-tkts e status das reservas;
c) com tais dados levantados, para os casos em que houver imprecisão e dúvidas acerca das confirmações e quitações, segue o conselho de se realizar preservação de direitos, o que pode ser realizado junto à autoridade policial com Registro de Boletim de Ocorrência competente para isso, consideradas todas as informações acima citadas e averiguadas;
d) tais procedimentos são importantes para justificarem e fazerem provas para que seus clientes tenham documentos para possíveis atos de:
- apresentações de recusas, pelos clientes, junto aos cartões de crédito utilizados para as compras;
- solicitações de sustação de cheques junto às instituições bancárias (não devendo estas serem apresentadas como desacordo comercial, mas sim como quadros de possíveis fraudes ou atos ilícitos e ou criminosos - para tanto sendo úteis e necessários os registros junto às autoridades policiais);
e) verificarem junto a outros fornecedores como estarão as datas, quanto a disponibilidades e tarifas junto a outros fornecedores para os destinos e datas dos clientes, em primeiro momento como medida de prevenção;
f) nestes casos, se necessário, a Aviesp poderá auxiliar em tratativas com seus fornecedores, para justificar a veracidade do caso, bem como, auxiliar nas tratativas para melhores condições comerciais e financeiras, com o objetivo de se honrar as viagens de seus clientes.
Por fim, a Aviesp está acompanhando integralmente o caso, averiguando a veracidade de todas as informações, bem como, já se aproximando das outras Entidades representativas das Operadoras, pleiteando por condutas colaborativas e parceiras, como ocorrido em casos como o da empresa Tia Augusta, Shangri-lá, Trip & Fun.
Com relação ao Seguro de Responsabilidade Civil que a Aviesp possui para seus associados, frisa-se, uma vez mais, que este tem como objetivo e coberturas erros e falhas cometidos diretamente pela Agência de Turismo Associada, já sendo informado pela Seguradora, que não existe cobertura para casos de quebra de fornecedores.
Estaremos ao inteiro dispor, com todos nossos departamentos, inclusive o jurídico, para prestar o auxílio possível e necessário.
Att.
Aviesp”
“Prezados Associados,
A Aviesp vem transmitir informações importantes e aconselhadoras para casos de insolvência fornecedores.
Tendo chegado ao conhecimento desta Entidade que a CLM Operadora:
- suspendeu suas representações em cidades como São José do Rio Preto-SP;
- ajuizou plano de recuperação judicial junto à Comarca de Ribeirão Preto-SP (antiga Concordata);
- que seus proprietários estão abrindo outra e nova empresa;
Como orientação preliminar às associadas que possuam vendas concretizadas, mas com serviços ainda não realizados junto à mencionada Operadora, seguem conselhos iniciais para se minimizar riscos e problemas:
a) inicial e imediatamente segue o conselho para a conferência com todos os fornecedores envolvidos e intermediados pela CLM, para a averiguação se os mesmos estão com os serviços solicitados quitados;
b) o mesmo deve ser feito com as transportadoras terrestres e aéreas envolvidas, com conferência de números de e-tkts e status das reservas;
c) com tais dados levantados, para os casos em que houver imprecisão e dúvidas acerca das confirmações e quitações, segue o conselho de se realizar preservação de direitos, o que pode ser realizado junto à autoridade policial com Registro de Boletim de Ocorrência competente para isso, consideradas todas as informações acima citadas e averiguadas;
d) tais procedimentos são importantes para justificarem e fazerem provas para que seus clientes tenham documentos para possíveis atos de:
- apresentações de recusas, pelos clientes, junto aos cartões de crédito utilizados para as compras;
- solicitações de sustação de cheques junto às instituições bancárias (não devendo estas serem apresentadas como desacordo comercial, mas sim como quadros de possíveis fraudes ou atos ilícitos e ou criminosos - para tanto sendo úteis e necessários os registros junto às autoridades policiais);
e) verificarem junto a outros fornecedores como estarão as datas, quanto a disponibilidades e tarifas junto a outros fornecedores para os destinos e datas dos clientes, em primeiro momento como medida de prevenção;
f) nestes casos, se necessário, a Aviesp poderá auxiliar em tratativas com seus fornecedores, para justificar a veracidade do caso, bem como, auxiliar nas tratativas para melhores condições comerciais e financeiras, com o objetivo de se honrar as viagens de seus clientes.
Por fim, a Aviesp está acompanhando integralmente o caso, averiguando a veracidade de todas as informações, bem como, já se aproximando das outras Entidades representativas das Operadoras, pleiteando por condutas colaborativas e parceiras, como ocorrido em casos como o da empresa Tia Augusta, Shangri-lá, Trip & Fun.
Com relação ao Seguro de Responsabilidade Civil que a Aviesp possui para seus associados, frisa-se, uma vez mais, que este tem como objetivo e coberturas erros e falhas cometidos diretamente pela Agência de Turismo Associada, já sendo informado pela Seguradora, que não existe cobertura para casos de quebra de fornecedores.
Estaremos ao inteiro dispor, com todos nossos departamentos, inclusive o jurídico, para prestar o auxílio possível e necessário.
Att.
Aviesp”