Artur Luiz Andrade   |   10/05/2012 17:21

Juarez e Aldo explicam consórcio Ancoradouro/Agaxtur

Agaxtur e Ancoradouro Operadora selarão parceria e formam um consórcio desde 1 de maio

Quem comprou quem? Quantas ações da Ancoradouro a Família Leone tem agora? As duas marcas vão continuar? Afinal, o que é o acordo entre as operadoras Agaxtur e Ancoradouro Operadora, que foi derivado de uma tentativa de união das duas empresas com Flytour e Esferatur? Juarez Cintra, presidente da Ancoradouro, e Aldo Leone Filho e Andrea Leone, presidente e vice-presidente da Agaxtur, falaram agora há pouco com a reportagem da PANROTAS sobre a parceria, iniciada oficialmente em 1º de maio.

O QUE É
"Somos empresas familiares, apostamos em talento com relacionamento e prestação de serviços para os agentes de viagens. Queremos continuar sendo donos de nossos negócios. Então, foi natural que as duas empresas continuassem conversando depois da tentativa anterior e desde 1º de maio formamos um consórcio, o termo jurídico certo para nossa parceria", diz Andrea Leone.

"Não trocamos ações, não compramos ou fomos vendidos. Nos unimos para crescer", acrescenta o presidente da Agaxtur, Aldo Leone Filho. "A Agaxtur e a Ancoradouro já trabalhavam juntas em alguns setores. Em Bariloche, por exemplo, usamos a estrutura da Agaxtur. Eles compram aéreo com a gente. Então demos um passo a mais e agora somos, na operação, uma coisa só, mas na linha de frente, na venda, duas marcas separadas, com equipes separadas", emenda Juarez Cintra, presidente do Grupo Ancoradouro.

VALIDADE
O consórcio é válido por 24 meses e pode ser renovado por até 100 anos, segundo a legislação brasileira. E não está fechado. "Esse não é o fim e sim o início", afirma Leone Filho. Outras operadoras poderão entrar no negócio e ao fim dos 24 meses, com as estruturas funcionando como planejado, pode ser que se crie uma terceira empresa para cuidar da operação (mas não da venda, que continuará separada, com as estruturas de cada marca).

COMO FUNCIONA
A partir de agora, Agaxtur e Ancoradouro Operadora vendem os mesmos produtos. Para isso, está acontecendo a unificação dos departamentos, com recolocação dos funcionários. Nenhum foi ou será demitido, garantem os executivos. "Como nosso meta é crescer 50% em vendas nesses dois anos, por conta da associação, a tendência é que contratemos mais gente", diz Andrea Leone. Além dessa meta, o consórcio quer uma economia de 5% para as empresas e aumento de 3% na rentabilidade.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados