Felipe Niemeyer   |   24/02/2010 13:43

RJ quer ordenar e promover melhor o turismo náutico

Empresários do turismo náutico reúnem-se hoje e amanhã, no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25, para discutir as oportunidades e dificuldades neste segmento.

Empresários do turismo náutico reúnem-se hoje e amanhã, no Rio de Janeiro, para discutir as oportunidades e dificuldades neste segmento. No Seminário de Estratégias para o Desenvolvimento e Sustentabilidade do Turismo Náutico, serão identificadas ações prioritárias para atuação no Rio de Janeiro e em Niterói, aliando as perspectivas do setor público e privado.

O projeto, desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com a Redeturis, da Associação Comercial do Rio de Janeiro, tem o objetivo de, além de identificar ações, fortalecer as redes de parceria e desenvolver um plano para o turismo náutico de 2010 a 2012. De acordo com a coordenadora de Projetos do Sebrae-RJ, Vanessa Cohen, até o final de março já deverão ser apresentadas as principais premissas e os responsáveis pela implementação do projeto.

Participam da reunião também a Turisrio, a Sociedade Náutica Brasileira, o Instituto Baía da Guanabara, e um representante do Projeto Bandeira Azul, além de empresários e entidades que possam contribuir para o desenvolvimento do setor. É importante destacar que a reunião tem como principal enfoque as atividades aquaviárias, a formalização dos negócios nesse contexto, o ordenamento das atividades e um trabalho de gestão para o produto. Questões relacionadas a cruzeiros marítimos não serão debatidas no encontro. “Entendemos que esse segmento já tem toda uma tratativa dos governos”, explica Vanessa.

O Brasil tem um dos maiores potenciais náuticos do mundo. Com grande e diversificada costa e imensas bacias hidrográficas, o País soma mais de 24 mil quilômetros de águas navegáveis. A temperatura média anual de 24°C é outro fator que atrai os interessados neste tipo de passeio. “No entanto, o turismo náutico ainda é pouco explorado. O segmento requer políticas e ações integradas que possam incentivar a elaboração de produtos e roteiros turísticos e a estruturação de destinos, tais como a construção de marinas públicas, a adequação dos portos, a implantação e a qualificação de serviços de receptivo e equipamentos turísticos nas regiões”, afirma a coordenadora do Sebrae-RJ.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados