Ceará teve 13,2% mais turistas em 2009, diz Setur
A Secretaria de Turismo do Ceará divulgou números que apontam crescimento do turismo no estado em 2009, sempre na comparação com o ano retrasado
A Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE) divulgou números que apontam crescimento do turismo no Estado em 2009, sempre na comparação com 2008. O número de visitantes de outros Estados ou países saltou de 2,18 milhões para 2,46 milhões - aumento de 13,2%. A renda do setor cresceu 24,7%, passando de R$ 2,9 bilhões para R$ 3,6 bilhões.
“Superamos todas as expectativas”, comemora o titular da Setur-CE, Bismarck Maia.
A taxa de ocupação hoteleira teve picos de 80,1%. Os turistas estrangeiros, que gastaram em média R$ 2.256, permaneceram 10,8 dias do Estado, também em média. Os principais emissores estrangeiros foram Itália (26,47%), Portugal (15,93%), França (6,73%) e Estados Unidos (5,55%).
Um dos desafios para 2010 será a tentativa de atrair mais turistas alemães para o Estado. Para isso, a Setur-CE fará uma campanha em parceria com a Tap “em que serão investidos milhões de euros”, segundo Maia. De acordo com ele, a aérea portuguesa deverá divulgar tarifas promocionais para os voos entre alguma cidade alemã e Fortaleza.
No turismo doméstico, os principais emissores foram São Paulo (25,03%), Distrito Federal (10,06%), Rio de Janeiro (10,02%) e Pernambuco (7,91%). O gasto médio foi de R$ 1.382, aumento de 9,45%.
“Superamos todas as expectativas”, comemora o titular da Setur-CE, Bismarck Maia.
A taxa de ocupação hoteleira teve picos de 80,1%. Os turistas estrangeiros, que gastaram em média R$ 2.256, permaneceram 10,8 dias do Estado, também em média. Os principais emissores estrangeiros foram Itália (26,47%), Portugal (15,93%), França (6,73%) e Estados Unidos (5,55%).
Um dos desafios para 2010 será a tentativa de atrair mais turistas alemães para o Estado. Para isso, a Setur-CE fará uma campanha em parceria com a Tap “em que serão investidos milhões de euros”, segundo Maia. De acordo com ele, a aérea portuguesa deverá divulgar tarifas promocionais para os voos entre alguma cidade alemã e Fortaleza.
No turismo doméstico, os principais emissores foram São Paulo (25,03%), Distrito Federal (10,06%), Rio de Janeiro (10,02%) e Pernambuco (7,91%). O gasto médio foi de R$ 1.382, aumento de 9,45%.