Claudio Schapochnik   |   22/06/2009 10:42

Sebrae identifica perfil do turista no Rio Grande do Sul

O Sebrae-RS realizou uma pesquisa de identificação do perfil do visitante nas regiões atendidas pela instituição: Campos de Cima da Serra, Costa Doce, Hortênsias, Litoral Norte, Missões, Pampa Gaúcho e Uva e Vinho

O Sebrae-RS realizou uma pesquisa de identificação do perfil do visitante nas regiões atendidas pela instituição: Campos de Cima da Serra, Costa Doce, Hortênsias, Litoral Norte, Missões, Pampa Gaúcho e Uva e Vinho. A apuração, realizada por meio do Programa Setorial de Turismo, compreendeu períodos de alta e baixa temporada no ano passado. A informação é da Agência Sebrae.

A mostra total é baseada nas informações de 1,5 mil questionários, nos períodos com maior visitação, e 816 nas temporadas menos procuradas. “Conhecer o turista é indispensável para um destino se tornar competitivo frente aos desafios atuais. A partir deste trabalho, os empreendedores do setor poderão adequar seus produtos e serviços de acordo com o perfil e as expectativas dos clientes”, explica o técnico setorial de Comércio do Serviço do Sebrae-RS, Cássio Barcellos Falkembach.

Conforme a apuração, tanto na alta quanto na baixa temporada predominam o próprio gaúcho como principal cliente do setor. De outros Estados, destacam-se entre os visitantes os catarinenses e os paulistas, seguidos pelos fluminenses e paranaenses. Os dados gerais também demonstram que 65,5% dos entrevistados optam por viajar na alta temporada. Quanto à classificação por sexo observou-se que 52% dos homens preferem fazer turismo na baixa temporada, e o estado civil que predomina nesta época do ano são pessoas casadas ou com companheiro(a): 57,2%. Grande parte dos que optam por esse período, que são 56,70%, não tem filhos.

Vale destacar que a faixa etária que predominou nas respostas ficou entre 41 anos e 50 anos (25,20%), sendo que 32,8% possuem curso superior completo e 27,6% são trabalhadores com registro em carteira. A renda familiar predominante gira entre R$ 2.012,01 a R$ 3.479. “O item de lazer de maior preferência mais citado por 78,2% dos entrevistados foi viajar, sendo esta a opção de lazer em primeiro lugar para 58%”, relata Falkembach. A permanência em cada destino visitado é, em média, de 6,9 dias.

Na alta temporada invertem-se alguns dados, conforme a pesquisa. 54,3% das mulheres optam por este período – compreendido nos meses de janeiro, julho e novembro – para fazer turismo, por exemplo. A faixa etária também difere e do total das entrevistadas a maior concentração, 22,4%, ficou entre 31 anos e 40 anos. Um pouco abaixo da masculina. Em compensação, a faixa da renda familiar teve leve superação entre R$ 3.479,01 a R$ 6.563.

“O motivo das viagens desses turistas é lazer e entretenimento para 60,3%, e os atrativos foram determinantes para 46,1% visitantes que responderam o questionário”, informa o técnico setorial de Comércio do Serviço do Sebrae-RS.

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