Gabriel Guirão   |   18/06/2009 10:24

Rep. Tcheca e Rail Europe incentivam viagens de trem

República Tcheca e Rail Europe incentivam viagens de trem

O Escritório de Turismo da República Tcheca e a Rail Europe promoveram hoje (quinta, dia 18), no Novotel Jaraguá, em São Paulo, o seminário “Conhecendo a República Tcheca de Trem”. Este foi o primeiro evento específico sobre o assunto já que há quatro anos consecutivos o escritório realiza capacitações durante a Braztoa. De acordo com o representante do Turismo do país no Brasil, Luiz Fernando Destro, esta ação mostra que o destino possui outras cidades turísticas, além de Praga. “Queremos abrir o leque de oportunidades. Mostramos o potencial de três cidades e como elas podem ser conhecidas de trem: Cesky Krumlov, Karlovy Vary e Olomovc”, disse Destro.

A primeira, segundo o executivo, parece um grande presépio e lá está localizado o segundo maior castelo do país. Já a segunda é considerada uma cidade de spas, devido às fontes termais, e é rodeada por campos de golfe. A terceira, no entanto, traz um apelo mais religioso e é considerada ótima para peregrinações. “Cerca de 96% dos brasileiros que viajam para a Republica Tcheca só conhecem Praga. Estas três cidades estão próximas a capital e podem ser conhecidas em um dia. Combinar roteiro e de trem seria uma ótima opção para o viajante”, indica Luiz Fernando.

O representante aponta, ainda, a desvalorização da coroa tcheca como mais um ponto positivo para o brasileiro conhecer o destino. “Nós não somos um dos países mais caros da Europa e, com a desvalorização da moeda, os preços estão 25% mais baratos”. Em 2008, exatos 26.153 brasileiros visitaram a República Tcheca, o que representa um incremento de 28% em relação a 2007. “Nossa expectativa é que este número cresça, este ano, em 10%”, disse o executivo, ressaltando que o destino ainda não conta com voos diretos entre os dois países. “A CSA está em negociações. Se eles conseguirem o vôo, nós conseguiremos transportar até 80 mil passageiros por ano. Esta seria a primeira ligação da companhia com a América Latina”, vislumbrou. Por outro lado, a diretora comercial da Sap Brasil (representante da CSA), Silvia Tadeu, afirmou que não há nada concreto sobre negociações para operar voo direto no País, afirmando que neste momento o foco é manter a comercialização das passagens no Brasil via BSP. Atualmente, as portas de entrada mais rápidas para o destino, segundo Destro, são Paris, Frankfurt e Madri.

A grande novidade apresentada pela representante da Rail Europe na América do Sul, María Corinaldesi, foi a inclusão da República Tcheca no Eurail Global Pass, onde o turista passa por 23 países da Europa, e no Eurail Select Pass, onde o passageiros combina três, quatro ou cinco destinos, desde que façam fronteira – ambos de trem. “Estes são os dois produtos que mais vendemos para os brasileiros. O ano passado eles não tinham a possibilidade de incluir o destino em seus roteiros. Agora a viagem pode integrar vários países e cidades”, revelou María, ressaltando que o número de vendas no ano passado cresceu 30%, comparado com 2007. A executiva revelou ainda que os tickets podem ser emitidos on-line no Brasil e apresentados direto no embarque. “Não trabalhamos diretamente com agências, mas quem tiver interesse pode procurar a TT Operadora, CI, STB ou Tam Viagens”, concluiu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados