Brasil é eleito membro do conselho executivo da OMT
O Brasil foi eleito membro do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo e vice-presidente da Comissão Regional da OMT para as Américas, juntamente com o Haiti.
O Brasil foi eleito membro do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo e vice-presidente da Comissão Regional da OMT para as Américas, juntamente com o Haiti. O anúncio foi feito na 22ª Reunião da Comissão da OMT para as Américas, realizada em Chengdu (China) até o sábado (16).
O País irá assumir a nova função no conselho executivo no biênio 2020/2021. O mandato será ocupado dois anos antes pelo Uruguai, que ficará de 2018 a 2019. Com essa responsabilidade, o Brasil irá executar as resoluções da Assembleia Geral e relatar o programa de trabalho da entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).
Como novo membro, a equipe brasileira definiu três temas essenciais para melhorar sua política de Turismo: o desenvolvimento da economia colaborativa e das mídias digitais, reforço da representatividade da lusofonia na OMT e a ampliação dos debates sobre a regulamentação da Proteção do Consumidor Turista.
Ausente na ocasião, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, foi representado pelo secretário executivo da pasta, Alberto Alves, o segundo nome de força do ministério.
Além de Brasil e Uruguai, concorreram às vagas do conselho executivo da instituição a Argentina, Jamaica, o Peru e Honduras.