Marcos Martins   |   02/08/2017 14:35

União Europeia: filas são o preço a pagar pela segurança

Atrasos no controle de passaporte em alguns aeroportos europeus duram até quatro horas

Dreamstime
Atrasos duram até quatro horas
Atrasos duram até quatro horas
Aeroportos da Europa têm recebido diversas reclamações e pedidos para aumentar o número de funcionários no controle de passaporte, devido atrasos de até quatro horas no embarque. Novas medidas de segurança foram adicionadas após ataques terroristas em Bruxelas, Bélgica, e Paris, França, onde os autores utilizaram passaportes da União Europeia. As regras aplicam-se a países da zona não-Schengen, como a Grã-Bretanha, de modo que os atrasos afetam, principalmente, os viajantes do Reino Unido.

“Nós não podemos ter de um lado um pedido conjunto dos Estados membros para ter mais verificações e controles para aumentar a segurança e, ao mesmo tempo, queixas sobre períodos de espera mais longos”, diz a porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva. “Um deles é o preço para o outro. A implementação das novas regras é de responsabilidade dos Estados membros”, completa.

O jornal britânico The Times informou que o Aeroporto de Palma de Maiorca, Espanha, vai aumentar o número de funcionários no controle das fronteiras. A decisão foi tomada depois que inúmeros passageiros ficaram presos em filas quase quilométricas. Segundo o veículo, alguns funcionários de fronteiras da UE levam até dez minutos para verificar cada pessoa.

A Airlines UK, uma associação que representa companhias aéreas como British Airways e Easy Jet, disse que as suas advertências em maio passaram despercebidas. O presidente-executivo da empresa, Tim Alderslade, disse ao The Times que pediu para o governo persuadir "os Estados membros de Schengen a operar adequadamente nas fronteiras".

“Isso não aconteceu até agora e os passageiros, a maioria do Reino Unido, estão sofrendo como consequência”, reclama o executivo. Aeroportos em Munique, Berlim, Amsterdã, Málaga, Nice, Barcelona e Madrid têm recebido queixas de longas filas nas redes sociais.


*Fonte: Travel Weekly

conteúdo original: http://bit.ly/2uYATTr

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