Leonardo Ramos   |   21/08/2017 10:28

Como atentado de Barcelona pode impactar o Turismo local

Após França e Inglaterra, Espanha vira alvo de ataque terrorismo, e além de lamentar tragédia, enfrenta mesma pergunta que os alvos anteriores: como isso afetará o Turismo e os viajantes?

Nesta quinta, o ataque em Barcelona entrou para a longa lista de atentados terroristas ocorridos nos últimos anos na Europa. Após França e Inglaterra, a cidade espanhola é mais uma a sofrer ataques reivindicados pelo Estado Islâmico. Foram pelo menos 80 feridos e 13 mortos no atropelamento realizado pelo motorista de uma van, além de mais uma morte confirmada nesta madrugada, em um segundo ataque, relacionado ao primeiro deles.

Assim como nos outros atentados, o mundo do Turismo, além de lamentar as fatalidades, sofre uma situação de apreensão quanto a como isso irá, de fato, afetar o universo de viagens e, principalmente, a sensação de segurança dos viajantes.

Sergio Perez/Reuters
Policial armado próximo a avenida Las Ramblas, local turístico onde foi realizado o atentado
Policial armado próximo a avenida Las Ramblas, local turístico onde foi realizado o atentado
França e Inglaterra tiveram prognósticos diferentes após os atentados: enquanto Paris perdeu cerca de 1,5 milhões de turistas pelo medo do terrorismo, em Londres, o Turismo manteve-se estável, inclusive com o número de reservas superior a 2016, ano anterior da série de ataques.

Já em Barcelona, pela proximidade do ocorrido, não se sabe exatamente o que irá acontecer. Mesmo assim, um estudo realizado pela Euromonitor, provedor de pesquisa de mercado, fez uma tentativa de avaliar as consequências da tragédia, através de sua ferramenta “Travel Forecast Model”, que analisa o impacto de alguns cenários no turismo, como um atentado terrorista. Veja as conclusões abaixo:

QUEDA DE TURISTAS
A mais provável e óbvia avaliação é uma queda do número de turistas. Segundo a análise, até o momento do ataque a previsão era de que Barcelona receberia 7,6 milhões de turistas internacionais em 2017, enquanto a Espanha inteira receberia 77,8 milhões, tornando o país o segundo mais procurado no mundo na avaliação da Euromonitor (à frente, apenas a França). Com o atentado, porém, a estimativa é de uma redução de cerca de 200 mil turistas em 2017. Com isso, a taxa anual de crescimento no turismo esperada para 2017 seria diminuída em 0,3%, de 3,1% para 2,8%

MIGRAÇÃO DE DESTINOS
Outra avaliação feita pela empresa de análises é que essa demanda de turistas do país provavelmente trocaria o destino por outros, principalmente na França e Itália. Neste cenário, o Reino Unido sozinho, principal fonte de turistas da Espanha, deixaria de enviar 46 mil turistas ao país espanhol.

TURISTAS BRASILEIROS
Quanto aos turistas brasileiros, a avaliação da Euromonitor não é negativa. Em 2016, 372 mil pessoas saíram do Brasil rumo à Espanha e, na análise, não há previsão de que o número de turistas provenientes do País seja reduzido devido ao ataque.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados