Vistos e BID farão Brasil e Argentina trabalharem juntos
MADRI – Em reunião rica em propostas de ambos os lados, os ministros do Turismo de Brasil e Argentina selaram na tarde de hoje, durante a Fitur, na Espanha, prioridades das ações conjuntas. Entre elas, o lançamento da Rota Jesuíta, que além de Argenti
MADRI – Em reunião rica em propostas de ambos os lados, os ministros do Turismo de Brasil e Argentina selaram na tarde de hoje, durante a Fitur, na Espanha, prioridades das ações conjuntas. Entre elas, o lançamento da Rota Jesuíta, que além de Argentina e Brasil incluem Paraguai e Uruguai e deverá ser apresentada ao Papa Francisco. “Como argentino, você poderia ‘provocar’ no papa uma reunião no Vaticano, para a apresentação da rota e convite ao Papa Francisco, também jesuíta, a benzer seu lançamento”, propôs o ministro brasileiro. Gustavo Santos, da Argentina, garantiu que se dedicará a agendar o encontro no Vaticano, com a presença dos ministros de Turismo dos quatro países envolvidos.
O ministro da Argentina destacou ainda a existência de um fundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) da ordem de US$ 100 milhões para o apoio a corredores turísticos. “Trata-se de um fundo específico para desenvolvimento e promoção de destinos turísticos conjuntos, como o que estamos fazendo com a Rota Jesuíta”, contou, ressaltando que os recursos poderiam beneficiar diretamente a rota de peregrinação, com lançamento previsto para setembro. “Estou trabalhando como se o Brasil fosse a Argentina nesse tema”, garantiu.
Gustavo Santos propôs ainda que Brasil e Argentina sejam os países convidados da edição 2018 do Global Tourism and Economy Forum, um dos maiores fóruns de investidores de turismo, realizado anualmente em Macau, na China. “Neste ano os países asiáticos são os destinos convidados. Na edição de 2016, foi a França. Quero propor que Brasil e Argentina sejam, juntos, os países convidados da edição 2018”, disse, recebendo apoio de Marx Beltrão para o prosseguimento das ações nesse sentido.
O ministro do Turismo do Brasil destacou ainda a questão dos vistos para turistas estrangeiros, com destaque para a China. “Devemos ter um acordo entre os dois países para que um turista com visto argentino possa entrar no Brasil e vice-versa. Queremos apresentar isso como proposta ao Ministério de Relações Exteriores por ao menos dois anos, como um teste. Isso beneficiaria especialmente a China, que é hoje o maior exportador de turistas do mundo”, defendeu Beltrão. “Quero defender pessoalmente essa questão e leva-la ao presidente do Brasil”, assumiu.
O Portal PANROTAS é media partner da Fitur 2017.