Suíça acusa Booking de praticar comissões abusivas
Empresa de reservas hoteleiras estaria prejudicando o mercado ao cobrar altos valores pelo serviço
Uma ação do governo da Suíça acusa a Booking.com de cobrar preços abusivos dos hotéis locais. Segundo relatado no portal Skift, o portal de reservas estaria praticando altas comissões, fato que fez com que o Estado desse início às investigações, uma vez que as leis suíças dão autoridade a intervenções como essa.
O próprio órgão regulador de preços do país europeu já revelou ter indícios para tal acusação. Por outro lado, o porta-voz da Priceline Group, co-irmã da Booking, Leslie Cafferty defendeu a companhia. Segundo ele, as comissões são apropriadas e comparáveis a outros serviços de reserva hoteleira.
A situação serve de alerta, principalmente, aos hotéis de menor porte e independentes, uma vez que o alto comissionamento dificulta a prática de valores competitivos. Neste caso, grandes players da hotelaria acabam se sobressaindo por preços mais baixos, o que pode resultar na baixa ou até falência dos menores.
No Brasil, as comissões impostas por OTAs já foram tema de polêmica com a rede hoteleira. No ano passado, a ABIH chegou a convocar um boicote geral de seus associados contra a Decolar.
*Fonte: Skift