Leonardo Ramos   |   26/09/2017 09:01

5 dicas para tornar seu pacote de viagens mais atrativo

Em pesquisa, Expedia explica como hotéis podem melhorar suas ofertas em pacotes de viagens, como aproveitando tarifas aéreas baratas e criando diferenciais no seu pacote, que estimulem gastos adicionais durante a estadia

Os benefícios de pacotes de viagens de viagens para redes hoteleiras ficaram claros em uma pesquisa da Expedia divulgada nesta semana, onde a OTA tentou provar como o uso deles para vender diárias tem o poder de impulsionar as receitas de hotéis. Foram levantados benefícios como maior estadia de hóspedes no hotel, maximização da receita, maior antecedência de reservas, menor número de cancelamentos e maior visibilidade.

Na mesma pesquisa, que foi realizada durante 12 meses (abril de 2016 a março de 2017), a agência online buscou identificar algumas maneiras e caminhos que um empreendimento pode seguir para serem "mais inteligentes com sua oferta de pacotes". Veja cinco delas abaixo, explicadas pelo diretor de gestão de mercado da Expedia no Brasil, Rodrigo Tavares:

Entenda e abrace a conexão com os voos
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Vender pacotes aproveitando passagens baratas pode ser um bom caminho
Vender pacotes aproveitando passagens baratas pode ser um bom caminho
O preço dos voos, em 2016, continuou um declínio que vem de três anos, de acordo com um relatório da Expedia e Airlines Reporting Corporation (ARC). Para Tavares, isso permite que os hoteleiros consigam aplicar "economias combinadas" mais atraentes na junção de voos e hotéis. "Enquanto os preços agressivos das linhas aéreas continuam, as ofertas de pacotes devem ser uma consideração estratégica para que os hotéis listem no seu mix de canais de pacotes, especialmente em relação ao canal por atacado", explica o executivo da Expedia.

Além disso, assim como acontece na taxa média de diária (ADR), o preço médio das passagens começam a diminuir 10 meses antes do voo em si, chegando a seu preço mais baixo cerca de dois meses antes dele, e aumentando novamente um mês antes da reserva. "Essa tendência mostra que os hoteleiros devem tentar carregar as taxas de pacotes com, no mínimo, três meses de antecedência, para aproveitar os preços de voo mais baixos, oferecer o melhor valor aos consumidores, e evitar o desconto que acontece inevitavelmente nas ofertas de última hora", explica Rodrigo Tavares.

Conheça os principais mercados, além dos maiores destinos em venda de pacotes

Marluce Balbino
Rio de Janeiro representa 20% da demanda de pacotes
Rio de Janeiro representa 20% da demanda de pacotes
No período de 12 meses avaliado pela Expedia, os principais países que entraram no Brasil foram Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e o Canadá.

As viagens domésticas representaram quase 60% da participação dos negócios, e os principais destinos para a demanda de pacotes de viajantes domésticos foram o Rio de Janeiro, com mais de 20% da demanda, seguido por Foz do Iguaçu e Fortaleza.

Em geral, os cinco principais destinos de pacotes no Brasil foram: Rio de Janeiro, São Paulo, Natal, Foz do Iguaçu e Fortaleza. "Como as reservas de pacotes são mais comuns para destinos de praia, São Paulo é o principal destino brasileiro para reservas de hotéis independentes, com pouca antecedência de reserva, com apenas 15 dias – menos que qualquer outra cidade do país", explica Tavares.

Saiba quais pacotes os consumidores estão reservando
O diretor de gestão de mercado da Expedia no Brasil explicou como a união entre hotel e passagem aérea é a combinação mais comum a ser vendida. "De longe, a combinação de pacote mais popular foi hospedagem mais voo, representando mais de 95% das reservas de pacotes. As reservas que combinam hospedagem, voo e aluguel de carro representaram menos de 5%"

Diferencie sua propriedade
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Oferecer créditos de spa em pacotes, além de torná-lo mais atrativo, estimula gastos adicionais e aumento da receita de seu hotel
Oferecer créditos de spa em pacotes, além de torná-lo mais atrativo, estimula gastos adicionais e aumento da receita de seu hotel
Como os pacotes geralmente são pagos com antecedência, o cliente provavelmente tem mais fundos pra gastar do que quando fecha em cima da hora, o que pode levá-lo a investir mais na qualidade de sua viagem e, consequentemente, aumentar a receita do hotel, desde que ele saiba o que oferecer ao hóspede. "Sabendo que consumidores de pacotes são mais propensos a fazer um upgrade e gastar mais na propriedade, os hotéis deve atrair os hóspedes com descontos e ofertas especiais, promoções de valor agregado e amenidades gratuitas até a sua chegada", explicou Rodrigo Tavares.

"Como promoções de valor agregado, os hotéis podem promover melhor sua propriedade e maximizar sua receita oferecendo amenidades gratuitas que melhoram a estadia dos viajantes, incluindo Wi-Fi e café da manhã gratuitos. Essas ofertas únicas e bem exibidas permitem que os viajantes diferenciem claramente as ofertas de hotéis e selecionem o hotel e a promoção que melhor atenda às suas necessidades. Créditos de spa, comida e bebida também estimulam gastos adicionais em ambos os estabelecimentos, o que impulsiona ainda mais a receita além do quarto", resumiu.

Conte com os profissionais
A última dica da Expedia é aproveitar de especialistas do mercado de pacotes de Turismo para criar mais atrativos para suas vendas. "A Expedia tem um exército de gerentes de mercado que entende as complexidades do mercado – de tendências e eventos sazonais, a o que e quando funciona para os hotéis parceiros. Hoteleiros inteligentes podem inserir opções de pacotes que entregam ofertas atraentes que atendam às necessidades de mercado específicas dos seus viajantes", resumiu o executivo da OTA.

Tavares destacou, por fim, o site autoatendimento da Expedia, o Expedia PartnerCentral, que "oferece várias ferramentas e insights para ajudar os hotéis parceiros a ficarem informados e competitivos no mercado".

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