Airbnb é multado em 30 mil euros na Espanha
A sanção ocorreu porque as empresas citadas não exigiram de seus usuários um cadastro comprovando que as hospedagens são de fato turísticas
As autoridades turísticas de Valência multaram as plataformas de aluguel de hospedagens on-line Airbnb, Home Away e Rentalia. De acordo com o órgão responsável do município, a sanção ocorreu porque as empresas citadas não exigiram de seus usuários um cadastro comprovando que as hospedagens são de fato turísticas. Com isso, elas deixariam de pagar os impostos relacionados à atividade.
A Agència Valenciana del Turisme multou cada uma das companhias em 30 mil euros, valor máximo prescrito em lei. De acordo com o secretário de Turismo local, Francesc Colomer, o valor se dá pois são empresas “com muito tráfego e com um volume econômico muito alto”. Colomer continuou, dizendo que, “como administração, devemos ser firmes no cumprimento da lei e na defesa de um modelo turístico baseado na profissionalização e na qualidade”.
Na resposta, de acordo com o portal Hipertextual, o Airbnb afirmou estar “decepcionado pela decisão” e garantiu que irá apelar. “Seguiremos trabalhando com a administração valenciana por uma legislação clara e simples, que reflita a maneira que hoje a população vive, trabalha e viaja.”
*Fonte: Hipertextual