Rodrigo Vieira   |   01/06/2016 14:13

Veja 6 grandes tendências da hotelaria de luxo

O Turismo de luxo não para de crescer pelo mundo, mesmo em países que vivem momentos econômicos difíceis e cujo cenário do setor se encontra nebuloso. Componente chave (e às vezes único) de uma viagem de luxo, os hotéis e resorts buscam sair mais e mais da “mesmice” que tem sido encontrada nas gran

O Turismo de luxo não para de crescer pelo mundo, mesmo em países que vivem momentos econômicos difíceis e cujo cenário do setor se encontra nebuloso. Componente chave (e às vezes único) de uma viagem de luxo, os hotéis e resorts buscam sair mais e mais da “mesmice” que tem sido encontrada nas grandes e padronizadas marcas ao redor do mundo.

O Portal Travel Market Report levantou seis tendências da hospedagem de luxo internacional, após pesquisar com empreendedores e turistas do mundo do alto padrão. Confira abaixo:

1 - PRIVACIDADE
Clientes de alto poder aquisitivo valorizam a privacidade. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela consultoria Resonance aponta que esse é um dos principais atributos para escolherem um hotel, logo atrás de wifi grátis. Hotéis distantes de outras propriedades de luxo são escolhas comuns nesse sentido.

2 – EXPERIÊNCIAS ÚNICAS
As viagens de alto padrão têm de estar acima e além do conceito de luxo atualmente estabelecido no mercado. Segundo o estudo da Travel Market, aproximadamente 70% dos mais bem-sucedidos viajantes do mundo esperam participar daquelas atividades inesquecíveis que só são capazes de acontecer uma única vez na vida.
Por isso, os hotéis upscale estão oferecendo de tudo, desde oportunidades de programas voluntários até aventuras de muita adrenalina. Também é importante levar em conta que eles necessitam trabalhar com seus hóspedes de maneira individual, em experiências altamente personalizadas.
“Os viajantes querem experiências que os conectem com a comunidade. Eles querem imersão na cultura local”, apontou o VP de Vendas Globais da Starwood, Alison Taylor. No Sheraton Fiji, por exemplo, os clientes podem participar de cerimônias locais com os nativos.

3 – MULTI-GERACIONAL

As viagens de luxo não são feitas para adulto, e as propriedades de alto padrão estão cada vez mais pensando no longo prazo. “Hoje há três, possivelmente quatro gerações viajando juntas”, avalia Taylor. “Mesmo nos mais luxuosos resorts, 55% das pessoas vão com seus filhos. A maioria não quer deixar de ficar em um hotel bom ou de luxo por conta de suas crianças. Dessa maneira, os hotéis de luxo precisam pensar em atrativos para todas as gerações.”

4. TECNOLOGIA É PRIORIDADE
De robôs a chaves digitais, os hotéis estão incorporando diversos dispositivos tecnológicos nos quartos, recepção e outras áreas comuns. A Hilton Worldwide, por exemplo, lançou este ano em McLean, nos Estados Unidos, um primeiro robô concierge, produzido pela IBM. Seu nome é Connie, e ele tem uma base de dados para responder questões sobre amenidades e serviços, além de sugerir atrações locais.
Aplicativos de chave digital também aparecem como tendência, tal como check in e outras facilidades via smartphone ou tablet.

5 – DESTINOS ASIÁTICOS
Hoteleiros estão de olho na Ásia, onde o Turismo continua em crescimento. A região da Ásia e da Ásia Pacífico receberam 277 milhões de visitantes internacionais ano passado, 5% mais do que 2014, de acordo com a OMT. A Ásia é um dos grandes focos do mercado mundial de viagens luxo.

6 – BEM-ESTAR EM CULTURAS LOCAIS
Para dar aos viajantes as experiências locais que eles procuram, os spas de resorts e hotéis estão usando os ambientes locais como inspiração. O St. Regis de Bali, por exemplo, mistura em seu spa a cultura indígena com ingredientes locais como coco e algas marinhas. Outras propriedades Starwood oferecem tratamentos similares em seus spas.

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