HSMai Brasil debate desafios da revenue management
Hoje, a Hsmai Brasil realizou, no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, um painel de debates sobre os desafios e oportunidades do revenue management no Brasil.
Hoje, a HSMai Brasil realizou, no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, um painel de debates sobre os desafios e oportunidades da revenue management no Brasil. A área, relacionada à gestão estratégica de negócios, ainda encontra muita resistência para ser implantada no Brasil.
Além dos 55 convidados presentes, participaram do painel de debates a sócia diretora da GO Associados, Gabriela Otto, além da diretora comercial de Vendas para a América do Sul da GTA, Adriana Ramos, a country manager da Hotel Info, Lígia Centurion, Guilherme Marques, do Pestana Hotels & Resorts no Brasil, e o diretor corporativo de Operações e Marketing da Rede Intercity de Hotéis, Marcelo Marinho.
O evento trouxe depoimentos de profissionais que têm certificação internacional na área, mas encontram dificuldades de implantar o modelo no Brasil por conta da falta de reconhecimento da profissão no País.
"Notamos uma grande defasagem de cursos avançados sobre o tema no Brasil, além de os salários pagos estarem abaixo do piso. Isso sem contar que, mesmo nos lugares onde os profissionais de revenue management já atuam, eles não têm proximidade à área gerencial dos hotéis, o que deveria acontecer. Em grande parte isso ocorre porque os próprios gerentes não se envolvem com a área de RM. Há muitos hotéis que contratam o profissional sem ao menos saber ao certo qual é a sua função, fazendo com que trabalhem em outros setores e desperdiçando seus talentos", diz Adriana.
Gabriela, por sua vez, reforçou o fato de quase não haver treinamentos direcionados à área no País, e de não haver investimentos suficientes em tecnologia, para que o revenue management possa ser plenamente implantado no Brasil.
Além dos 55 convidados presentes, participaram do painel de debates a sócia diretora da GO Associados, Gabriela Otto, além da diretora comercial de Vendas para a América do Sul da GTA, Adriana Ramos, a country manager da Hotel Info, Lígia Centurion, Guilherme Marques, do Pestana Hotels & Resorts no Brasil, e o diretor corporativo de Operações e Marketing da Rede Intercity de Hotéis, Marcelo Marinho.
O evento trouxe depoimentos de profissionais que têm certificação internacional na área, mas encontram dificuldades de implantar o modelo no Brasil por conta da falta de reconhecimento da profissão no País.
"Notamos uma grande defasagem de cursos avançados sobre o tema no Brasil, além de os salários pagos estarem abaixo do piso. Isso sem contar que, mesmo nos lugares onde os profissionais de revenue management já atuam, eles não têm proximidade à área gerencial dos hotéis, o que deveria acontecer. Em grande parte isso ocorre porque os próprios gerentes não se envolvem com a área de RM. Há muitos hotéis que contratam o profissional sem ao menos saber ao certo qual é a sua função, fazendo com que trabalhem em outros setores e desperdiçando seus talentos", diz Adriana.
Gabriela, por sua vez, reforçou o fato de quase não haver treinamentos direcionados à área no País, e de não haver investimentos suficientes em tecnologia, para que o revenue management possa ser plenamente implantado no Brasil.