Acácio Pinto alerta sobre os desafios do retrofit hoteleiro
"Condeno o retrofit em hotel. O empreendimento deve nascer tematizado, mas se o retrofit é inevitável o meu conselho é o seguinte: busque ajuda profissional, fale com quem conhece e pague por isso. Esqueça os amigos, é uma grande roubada."
JUIZ DE FORA (MG) - "Condeno o retrofit em hotel. O empreendimento deve nascer tematizado, mas se o retrofit é inevitável o meu conselho é o seguinte: busque ajuda profissional, fale com quem conhece e pague por isso. Esqueça os amigos, é uma grande roubada."
Foi assim que diretor de Operações da Vert Hotéis, Acácio Pinto, inicou hoje sua apresentação no Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira aos participantes sobre "Retrofit: Planejamento, Investimento e Posicionamento".
Além da busca profissional, Pinto abordou ainda outros 11 conselhos aos hoteleiros presentes na sua apresentação. Ele foi bem didático, bem humorado e irônico muitas vezes para que a plateia percebesse a seriedade do tema - e como não jogar fora tempo e dinheiro.
"Qual é o objetivo do retrofit? Quais são as necessidades? Qual é o tamanho do seu investimento? Faça um cronograma de execução completo" foram alguns dos itens que o profissional, com mais de 30 anos de implantações hoteleiras em várias redes no Brasil e no Exterior, abordou junto ao público.
Quais são os riscos foi outro item abordado. "Incômodo, sujeira e danos na aparência do hotel podem ocorrer. Então não permita desorganização, jamais; as reclamações dos seus clientes e hóspedes podem sair caro: eles irão para a concorrência."
Pinto fez ainda outras explicações sobre fluxo de caixa, como usar a depreciação e como comunicar ao hóspede que o retrofit acabou. "Quando o retrofit for finalizado fale primeiro para o seu hóspede: encha o peito e fale com propriedade, prazer, alegria que acabou e os benefícios que eles passarão a ter. Depois chame os agentes de viagens e a imprensa para mostrar os resultados."
Além das dicas, Acácio Pinto também deu outros conselhos. "Antes de bater o martelo com produtos, equipamentos e lay out, coloque-se no lugar do hóspede: isso ajuda demais a encontrar possíveis lacunas", enfatiza ele.
E, em tempos de conectividade total, Pinto terminou sua apresentação com mais uma importante dica: "coloquem tomadas a torto e a direito no quarto e no hotel". Este repórter, ao conversar depois com o diretor da Vert, acrescentou humildemente uma sugestão, que foi aprovada pelo ele: "que a recepção tenha muitos adaptadores de tomadas".
A reportagem do PanHotéis viaja a convite da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)
Foi assim que diretor de Operações da Vert Hotéis, Acácio Pinto, inicou hoje sua apresentação no Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira aos participantes sobre "Retrofit: Planejamento, Investimento e Posicionamento".
Além da busca profissional, Pinto abordou ainda outros 11 conselhos aos hoteleiros presentes na sua apresentação. Ele foi bem didático, bem humorado e irônico muitas vezes para que a plateia percebesse a seriedade do tema - e como não jogar fora tempo e dinheiro.
"Qual é o objetivo do retrofit? Quais são as necessidades? Qual é o tamanho do seu investimento? Faça um cronograma de execução completo" foram alguns dos itens que o profissional, com mais de 30 anos de implantações hoteleiras em várias redes no Brasil e no Exterior, abordou junto ao público.
Quais são os riscos foi outro item abordado. "Incômodo, sujeira e danos na aparência do hotel podem ocorrer. Então não permita desorganização, jamais; as reclamações dos seus clientes e hóspedes podem sair caro: eles irão para a concorrência."
Pinto fez ainda outras explicações sobre fluxo de caixa, como usar a depreciação e como comunicar ao hóspede que o retrofit acabou. "Quando o retrofit for finalizado fale primeiro para o seu hóspede: encha o peito e fale com propriedade, prazer, alegria que acabou e os benefícios que eles passarão a ter. Depois chame os agentes de viagens e a imprensa para mostrar os resultados."
Além das dicas, Acácio Pinto também deu outros conselhos. "Antes de bater o martelo com produtos, equipamentos e lay out, coloque-se no lugar do hóspede: isso ajuda demais a encontrar possíveis lacunas", enfatiza ele.
E, em tempos de conectividade total, Pinto terminou sua apresentação com mais uma importante dica: "coloquem tomadas a torto e a direito no quarto e no hotel". Este repórter, ao conversar depois com o diretor da Vert, acrescentou humildemente uma sugestão, que foi aprovada pelo ele: "que a recepção tenha muitos adaptadores de tomadas".
A reportagem do PanHotéis viaja a convite da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)