Família é principal consumidora do suco de uva 100%, diz estudo
A fim de auxiliar ações promocionais, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) encomendou uma pesquisa que mapeou hábitos de consumo do suco de uva 100%. Nomeada de Projeto PULSE - Qual a batida do suco de uva 100% no coração do Brasil, o levantamento apontou várias conclusões.
A fim de auxiliar ações promocionais, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) encomendou uma pesquisa que mapeou hábitos de consumo do suco de uva 100%. Nomeada de Projeto Pulse - Qual a batida do suco de uva 100% no coração do Brasil, o levantamento apontou várias conclusões. Entre elas, a compreensão do publico alvo foi primordial: famílias.
O resultado também definiu as características da família. No caso, lares onde o desejo de manter alimentação saudável, por meio da ingestão de produtos naturais, sem açúcar e orgânicos, é o quadro típico dos compradores. Percepções como a preferência de crianças e idosos pelo sabor uva e a frequência de consumo aos finais de semana – momento considerado propício para reuniões familiares – também contribuíram para a demarcação do público.
JUSTIFICATIVA
O crescimento acelerado do segmento motivou a iniciativa da Ibravin. Para se ter uma ideia, nos últimos dez anos a comercialização saltou de 15.832.130 litros, em 2005, para 90.253.143 litros em 2014 (crescimento de 570%). O mercado, no entanto, ainda é pequeno em relação a outros países.
Exemplo dessa dinâmica é o México. Lá o consumo per capita é o dobro do brasileiro, sendo que o Brasil tem quase o dobro da população mexicana. A disparidade confirma o potencial a ser explorado pelos fabricantes, ou seja, possibilidades de negócios.
METODOLOGIA
Apoiada pela Tetra Pak, a Romagna Marketing e Pesquisa responsabilizou-se pelo desenvolvimento da pesquisa ao longo de 2013 e 2014. O mapeamento incluiu um raio-x do cenário atual do consumo de bebidas não alcoólicas no Brasil e no mundo com dados já existentes, entrevistas com produtores regionais e pesquisa qualitativa junto aos consumidores e não consumidores de suco de uva 100%.
Desenvolvido em duas etapas, a verificação é resultado de 2.048 horas de estudos e observações e 320 horas de análises e debates para conclusões. A equipe que participou do projeto integrou profissionais de pesquisa, marketing, administração, estatística, antropologia, sociologia, cultura de consumo e comunicação. Praças de São Paulo, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro foram escolhidas para a abordagem de consumidores.
Além disso, a pesquisa abrangeu cidadãos enquadrados, principalmente, dentro das seguintes categorias: consumidores de suco 100% uva, de néctares e refrescos, casais com ou sem filhos e solteiros, pertencentes às classes sociais AB e BC e com idades entre 21 anos e 55 anos.
Mais informações, acesse www.sucodeuvadobrasil.com.br.
O resultado também definiu as características da família. No caso, lares onde o desejo de manter alimentação saudável, por meio da ingestão de produtos naturais, sem açúcar e orgânicos, é o quadro típico dos compradores. Percepções como a preferência de crianças e idosos pelo sabor uva e a frequência de consumo aos finais de semana – momento considerado propício para reuniões familiares – também contribuíram para a demarcação do público.
JUSTIFICATIVA
O crescimento acelerado do segmento motivou a iniciativa da Ibravin. Para se ter uma ideia, nos últimos dez anos a comercialização saltou de 15.832.130 litros, em 2005, para 90.253.143 litros em 2014 (crescimento de 570%). O mercado, no entanto, ainda é pequeno em relação a outros países.
Exemplo dessa dinâmica é o México. Lá o consumo per capita é o dobro do brasileiro, sendo que o Brasil tem quase o dobro da população mexicana. A disparidade confirma o potencial a ser explorado pelos fabricantes, ou seja, possibilidades de negócios.
METODOLOGIA
Apoiada pela Tetra Pak, a Romagna Marketing e Pesquisa responsabilizou-se pelo desenvolvimento da pesquisa ao longo de 2013 e 2014. O mapeamento incluiu um raio-x do cenário atual do consumo de bebidas não alcoólicas no Brasil e no mundo com dados já existentes, entrevistas com produtores regionais e pesquisa qualitativa junto aos consumidores e não consumidores de suco de uva 100%.
Desenvolvido em duas etapas, a verificação é resultado de 2.048 horas de estudos e observações e 320 horas de análises e debates para conclusões. A equipe que participou do projeto integrou profissionais de pesquisa, marketing, administração, estatística, antropologia, sociologia, cultura de consumo e comunicação. Praças de São Paulo, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro foram escolhidas para a abordagem de consumidores.
Além disso, a pesquisa abrangeu cidadãos enquadrados, principalmente, dentro das seguintes categorias: consumidores de suco 100% uva, de néctares e refrescos, casais com ou sem filhos e solteiros, pertencentes às classes sociais AB e BC e com idades entre 21 anos e 55 anos.
Mais informações, acesse www.sucodeuvadobrasil.com.br.