Da Redação   |   01/07/2014 16:48

O que muda no Le Canton (RJ) em 1 ano de nova gestão

Teresópolis (RJ) anda na moda em tempos de Copa do Mundo por conta da Granja Comary. Outro empreendimento local que dá o que falar por lá é o Le Canton, que está completando um ano com nova gestão

Teresópolis, na região serrana fluminense, anda na moda em tempos de Copa do Mundo com a seleção brasileira concentrada na Granja Comary, localizada na cidade. Mas outro empreendimento local que costuma dar o que falar é o resort Le Canton, que está completando um ano com nova gestão tendo à frente o executivo Francisco da Silveira.

Nascido em Lisboa, Silveira atua há mais de 30 anos em hotelaria no Brasil. Começou sua carreira pelos hotéis Le Méridien em Salvador e no Rio, passando pelo Rio Palace Hotel, rede Luxor, Rio Atlantica, Portobello Resort & Safari, Copacabana Palace, entre outros.

Nessa entrevista, ele faz um balanço do primeiro ano de sua gestão à frente do resort, fala de mudanças e novidades, como a criação de um programa de time sharing.

1 – Portal PanHotéis - Qual vem sendo a média de ocupação no resort neste primeiro semestre de 2014?
Francisco da Silveira - Está em torno de 42% o que representa um acréscimo de 31% sobre a ocupação no mesmo período de 2013. Aliás o desempenho tem crescido com números impressionantes. Se considerarmos a comparação entre o último quadrimestre de 2013 com o último quadrimestre de 2012 a ocupação aumentou em 23% e o Revpar em 19%. Nos primeiros cinco meses de 2014, sempre em comparação com mesmo período de 2013, o desempenho foi ainda mais impressionante: a ocupação foi 19% superior e o Revpar 33%. A expectativa do primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2013 é também superior e o Revpar deve chegar a quase 52% de aumento.

2 – PH - Quais as mudanças implementadas no hotel em sua gestão?
FS - Várias. Ao discutirmos com os proprietários desde a minha contratação e identificamos vários pontos que necessitariam ser objeto de melhoria. Entre eles está a reestruturação e renovação da equipe gerencial, em que redefinimos o quadro e modificamos alguns processos gerenciais. Também atrelamos a remuneração dessa equipe gerencial a metas de resultados econômicos e operacionais que nos garantissem a manutenção ou melhoria da prestação, por meio de metas de pesquisas independentes de satisfação.

A alavancagem de receita também não poderia ficar de fora, por isso reestruturamos a equipe comercial e aumentamos a nossa penetração na captação de eventos. Reposicionamos ainda a grade tarifária e nos impusemos uma revisão de tarifas dos PDVs. Criamos um plano comercial, englobando, plano de vendas e de mídia, bem como a criação de um calendário temático de atrações, shows e eventos. Outra iniciativa foi renovar e criar novos canais de distribuição com operadoras e sites. E ainda refizemos o nosso site com a inclusão de um motor de reservas.

A redução de custos, claro, também entrou na pauta, com melhorias operacionais nos principais processos de gestão, revisão de contratos de terceiros (lavanderia; manutenção; refrigeração; segurança; telefonia fixa e móvel) e redimensionamento de equipes e melhoria na produtividade com a planificação da operação

3 – PH - E o que mais vem por aí?
FS - Estamos desenvolvendo um projeto de vacation club e também trabalhando no reposicionamento do hotel Fazenda Suíça e no Hotel Magique.

4 PH - – E o mercado corporativo? Houve incremento no setor de eventos neste primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado? Quais ações foram feitas neste sentido?
FS - Registramos um incremento de 25% em relação a 2013. Contratamos gerente de Contas para melhor abrangência no mercado de organizadoras de eventos, produtoras, sociedades médicas, conselhos etc.

5 – PH - E como o hotel vem trabalhando as redes sociais? Já deu para perceber alguma mudança favorável?
FS - Estamos aplicando um foco comercial maior nas redes sociais, com postagens mais adequadas que realmente incentivem a hospedagem nos Hotéis Le Canton para quem lê ou simplesmente “curte” as fotos.

6 – PH - E a questão da distribuição? E o e-commerce? Houve mudanças
FS - Muitas. O hotel não estava nos principais canais de e-commerce, assim como nos contratos com as operadoras. Parte do nosso incremento neste quase um ano de gestão deve-se a estes segmentos, que hoje representam 14% da nossa receita.

7 – PH - O hotel está investindo em novas praças?
FS -
O hotel estava pouco afastado na participação em eventos ligados ao trade e nós estamos analisando com mais cautela as participações nestas feiras, eventos e workshops fora do Rio. Queremos incentivar principalmente os agentes de viagens à comercialização dos nossos hotéis, estando tão próximos do Rio, principalmente agora que eles podem também contar com o apoio das grandes operadoras de turismo.

8 PH - – Quais foram as feiras e ações de promoção realizadas no período?
FS - Estamos participando dos Meetings Corporativos, por meio dos quais já estivemos em Belo Horizonte, São José dos Campos (SP) e Rio. Nos próximos meses estaremos em SP, Porto Alegre e Ribeirão Preto (SP). Já participamos dos workshop da Resorts Brasil em Campinas (SP), Uberlândia (MG), Belo Horizonte, Curitiba e Londrina (PR), e mais outras cidades até o final do ano. Também estivemos na Abav no passado e já garantimos nossa participação neste ano, assim como na Feira BNT Mercosul.

9 – PH - E que inovações diferenciam o hotel junto ao público?
FS - Estamos procurando sempre ter atrações diferentes nos finais de semana e feriados e, para isso, fizemos um grande investimento em contratações. Foi o caso da Escola de Circo em janeiro e fevereiro e que, devido ao sucesso, chamamos de volta para as férias de inverno. Já tivemos escolas de volêi com o Nalbert, clínica de tênis com o Ricardo Acioly e até o final do ano haverá várias outras atrações especiais.

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