O que muda no Le Canton (RJ) em 1 ano de nova gestão
Teresópolis (RJ) anda na moda em tempos de Copa do Mundo por conta da Granja Comary. Outro empreendimento local que dá o que falar por lá é o Le Canton, que está completando um ano com nova gestão
Teresópolis, na região serrana fluminense, anda na moda em tempos de Copa do Mundo com a seleção brasileira concentrada na Granja Comary, localizada na cidade. Mas outro empreendimento local que costuma dar o que falar é o resort Le Canton, que está completando um ano com nova gestão tendo à frente o executivo Francisco da Silveira.
Nascido em Lisboa, Silveira atua há mais de 30 anos em hotelaria no Brasil. Começou sua carreira pelos hotéis Le Méridien em Salvador e no Rio, passando pelo Rio Palace Hotel, rede Luxor, Rio Atlantica, Portobello Resort & Safari, Copacabana Palace, entre outros.
Nessa entrevista, ele faz um balanço do primeiro ano de sua gestão à frente do resort, fala de mudanças e novidades, como a criação de um programa de time sharing.
1 – Portal PanHotéis - Qual vem sendo a média de ocupação no resort neste primeiro semestre de 2014?
Francisco da Silveira - Está em torno de 42% o que representa um acréscimo de 31% sobre a ocupação no mesmo período de 2013. Aliás o desempenho tem crescido com números impressionantes. Se considerarmos a comparação entre o último quadrimestre de 2013 com o último quadrimestre de 2012 a ocupação aumentou em 23% e o Revpar em 19%. Nos primeiros cinco meses de 2014, sempre em comparação com mesmo período de 2013, o desempenho foi ainda mais impressionante: a ocupação foi 19% superior e o Revpar 33%. A expectativa do primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2013 é também superior e o Revpar deve chegar a quase 52% de aumento.
2 – PH - Quais as mudanças implementadas no hotel em sua gestão?
FS - Várias. Ao discutirmos com os proprietários desde a minha contratação e identificamos vários pontos que necessitariam ser objeto de melhoria. Entre eles está a reestruturação e renovação da equipe gerencial, em que redefinimos o quadro e modificamos alguns processos gerenciais. Também atrelamos a remuneração dessa equipe gerencial a metas de resultados econômicos e operacionais que nos garantissem a manutenção ou melhoria da prestação, por meio de metas de pesquisas independentes de satisfação.
A alavancagem de receita também não poderia ficar de fora, por isso reestruturamos a equipe comercial e aumentamos a nossa penetração na captação de eventos. Reposicionamos ainda a grade tarifária e nos impusemos uma revisão de tarifas dos PDVs. Criamos um plano comercial, englobando, plano de vendas e de mídia, bem como a criação de um calendário temático de atrações, shows e eventos. Outra iniciativa foi renovar e criar novos canais de distribuição com operadoras e sites. E ainda refizemos o nosso site com a inclusão de um motor de reservas.
A redução de custos, claro, também entrou na pauta, com melhorias operacionais nos principais processos de gestão, revisão de contratos de terceiros (lavanderia; manutenção; refrigeração; segurança; telefonia fixa e móvel) e redimensionamento de equipes e melhoria na produtividade com a planificação da operação
3 – PH - E o que mais vem por aí?
FS - Estamos desenvolvendo um projeto de vacation club e também trabalhando no reposicionamento do hotel Fazenda Suíça e no Hotel Magique.
4 PH - – E o mercado corporativo? Houve incremento no setor de eventos neste primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado? Quais ações foram feitas neste sentido?
FS - Registramos um incremento de 25% em relação a 2013. Contratamos gerente de Contas para melhor abrangência no mercado de organizadoras de eventos, produtoras, sociedades médicas, conselhos etc.
5 – PH - E como o hotel vem trabalhando as redes sociais? Já deu para perceber alguma mudança favorável?
FS - Estamos aplicando um foco comercial maior nas redes sociais, com postagens mais adequadas que realmente incentivem a hospedagem nos Hotéis Le Canton para quem lê ou simplesmente “curte” as fotos.
6 – PH - E a questão da distribuição? E o e-commerce? Houve mudanças
FS - Muitas. O hotel não estava nos principais canais de e-commerce, assim como nos contratos com as operadoras. Parte do nosso incremento neste quase um ano de gestão deve-se a estes segmentos, que hoje representam 14% da nossa receita.
7 – PH - O hotel está investindo em novas praças?
FS - O hotel estava pouco afastado na participação em eventos ligados ao trade e nós estamos analisando com mais cautela as participações nestas feiras, eventos e workshops fora do Rio. Queremos incentivar principalmente os agentes de viagens à comercialização dos nossos hotéis, estando tão próximos do Rio, principalmente agora que eles podem também contar com o apoio das grandes operadoras de turismo.
8 PH - – Quais foram as feiras e ações de promoção realizadas no período?
FS - Estamos participando dos Meetings Corporativos, por meio dos quais já estivemos em Belo Horizonte, São José dos Campos (SP) e Rio. Nos próximos meses estaremos em SP, Porto Alegre e Ribeirão Preto (SP). Já participamos dos workshop da Resorts Brasil em Campinas (SP), Uberlândia (MG), Belo Horizonte, Curitiba e Londrina (PR), e mais outras cidades até o final do ano. Também estivemos na Abav no passado e já garantimos nossa participação neste ano, assim como na Feira BNT Mercosul.
9 – PH - E que inovações diferenciam o hotel junto ao público?
FS - Estamos procurando sempre ter atrações diferentes nos finais de semana e feriados e, para isso, fizemos um grande investimento em contratações. Foi o caso da Escola de Circo em janeiro e fevereiro e que, devido ao sucesso, chamamos de volta para as férias de inverno. Já tivemos escolas de volêi com o Nalbert, clínica de tênis com o Ricardo Acioly e até o final do ano haverá várias outras atrações especiais.
Nascido em Lisboa, Silveira atua há mais de 30 anos em hotelaria no Brasil. Começou sua carreira pelos hotéis Le Méridien em Salvador e no Rio, passando pelo Rio Palace Hotel, rede Luxor, Rio Atlantica, Portobello Resort & Safari, Copacabana Palace, entre outros.
Nessa entrevista, ele faz um balanço do primeiro ano de sua gestão à frente do resort, fala de mudanças e novidades, como a criação de um programa de time sharing.
1 – Portal PanHotéis - Qual vem sendo a média de ocupação no resort neste primeiro semestre de 2014?
Francisco da Silveira - Está em torno de 42% o que representa um acréscimo de 31% sobre a ocupação no mesmo período de 2013. Aliás o desempenho tem crescido com números impressionantes. Se considerarmos a comparação entre o último quadrimestre de 2013 com o último quadrimestre de 2012 a ocupação aumentou em 23% e o Revpar em 19%. Nos primeiros cinco meses de 2014, sempre em comparação com mesmo período de 2013, o desempenho foi ainda mais impressionante: a ocupação foi 19% superior e o Revpar 33%. A expectativa do primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2013 é também superior e o Revpar deve chegar a quase 52% de aumento.
2 – PH - Quais as mudanças implementadas no hotel em sua gestão?
FS - Várias. Ao discutirmos com os proprietários desde a minha contratação e identificamos vários pontos que necessitariam ser objeto de melhoria. Entre eles está a reestruturação e renovação da equipe gerencial, em que redefinimos o quadro e modificamos alguns processos gerenciais. Também atrelamos a remuneração dessa equipe gerencial a metas de resultados econômicos e operacionais que nos garantissem a manutenção ou melhoria da prestação, por meio de metas de pesquisas independentes de satisfação.
A alavancagem de receita também não poderia ficar de fora, por isso reestruturamos a equipe comercial e aumentamos a nossa penetração na captação de eventos. Reposicionamos ainda a grade tarifária e nos impusemos uma revisão de tarifas dos PDVs. Criamos um plano comercial, englobando, plano de vendas e de mídia, bem como a criação de um calendário temático de atrações, shows e eventos. Outra iniciativa foi renovar e criar novos canais de distribuição com operadoras e sites. E ainda refizemos o nosso site com a inclusão de um motor de reservas.
A redução de custos, claro, também entrou na pauta, com melhorias operacionais nos principais processos de gestão, revisão de contratos de terceiros (lavanderia; manutenção; refrigeração; segurança; telefonia fixa e móvel) e redimensionamento de equipes e melhoria na produtividade com a planificação da operação
3 – PH - E o que mais vem por aí?
FS - Estamos desenvolvendo um projeto de vacation club e também trabalhando no reposicionamento do hotel Fazenda Suíça e no Hotel Magique.
4 PH - – E o mercado corporativo? Houve incremento no setor de eventos neste primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado? Quais ações foram feitas neste sentido?
FS - Registramos um incremento de 25% em relação a 2013. Contratamos gerente de Contas para melhor abrangência no mercado de organizadoras de eventos, produtoras, sociedades médicas, conselhos etc.
5 – PH - E como o hotel vem trabalhando as redes sociais? Já deu para perceber alguma mudança favorável?
FS - Estamos aplicando um foco comercial maior nas redes sociais, com postagens mais adequadas que realmente incentivem a hospedagem nos Hotéis Le Canton para quem lê ou simplesmente “curte” as fotos.
6 – PH - E a questão da distribuição? E o e-commerce? Houve mudanças
FS - Muitas. O hotel não estava nos principais canais de e-commerce, assim como nos contratos com as operadoras. Parte do nosso incremento neste quase um ano de gestão deve-se a estes segmentos, que hoje representam 14% da nossa receita.
7 – PH - O hotel está investindo em novas praças?
FS - O hotel estava pouco afastado na participação em eventos ligados ao trade e nós estamos analisando com mais cautela as participações nestas feiras, eventos e workshops fora do Rio. Queremos incentivar principalmente os agentes de viagens à comercialização dos nossos hotéis, estando tão próximos do Rio, principalmente agora que eles podem também contar com o apoio das grandes operadoras de turismo.
8 PH - – Quais foram as feiras e ações de promoção realizadas no período?
FS - Estamos participando dos Meetings Corporativos, por meio dos quais já estivemos em Belo Horizonte, São José dos Campos (SP) e Rio. Nos próximos meses estaremos em SP, Porto Alegre e Ribeirão Preto (SP). Já participamos dos workshop da Resorts Brasil em Campinas (SP), Uberlândia (MG), Belo Horizonte, Curitiba e Londrina (PR), e mais outras cidades até o final do ano. Também estivemos na Abav no passado e já garantimos nossa participação neste ano, assim como na Feira BNT Mercosul.
9 – PH - E que inovações diferenciam o hotel junto ao público?
FS - Estamos procurando sempre ter atrações diferentes nos finais de semana e feriados e, para isso, fizemos um grande investimento em contratações. Foi o caso da Escola de Circo em janeiro e fevereiro e que, devido ao sucesso, chamamos de volta para as férias de inverno. Já tivemos escolas de volêi com o Nalbert, clínica de tênis com o Ricardo Acioly e até o final do ano haverá várias outras atrações especiais.