Rotter, do Fohb, conta como foi evento global de timeshare
O presidente do Fohb, Roberto Rotter, esteve em Las Vegas para participar do Arda World 2014, um dos grandes eventos mundiais sobre o tema timeshare. Neste espaço, ele compartilha conosco o que viu por lá
O presidente do Fohb e diretor da rede Plaza de Hotéis, Roberto Rotter, esteve em Las Vegas na semana passada para participar do Arda World 2014, um dos grandes eventos mundiais sobre o tema timeshare, que este ano ganhou mais atenção das empresas brasileiras - que participaram com o dobro de profissionais no evento. Neste espaço, ele compartilha conosco o que viu por lá.
"Arda World 2014, um mundo de experiências e novidades do sistema timeshare
Por Roberto Rotter*
O Arda World, realizado pela American Resort Development Association, ocorre anualmente nos EUA e é considerado o principal evento mundial sobre propriedade compartilhada (timeshare). Este ano, a programação trouxe novidades para o setor e reuniu, entre 6 de 10 de abril, em Las Vegas, diversos players mundiais e líderes no segmento de Vacation Club e Fractional.
Empresas como Disney, Hilton, Wyndham, Starwood, Marriot, Diamonds Resorts, além de locadoras de veículos, empresas de cruzeiros marítimos, de produtos para hotelaria e da área financeira, também participaram.
PARTICIPANTES BRASILEIROS
Considerado um excelente evento para trocar experiências e ficar por dentro de todas as novidades mundiais deste segmento, o Arda acabou atraindo ainda mais executivos do Brasil. O nosso País marcou presença este ano, com mais de 40 brasileiros participantes, exatamente o dobro de visitantes da última edição.
Grupos hoteleiros e comercializadores como Rio Quente Resorts, Beach Park, Brasil Tropical, Brasil USA Resorts, Rede Mabu, Mabu Iloa Resort, Rede Plaza de Hotéis, Rezeke, Azzi Advogados, CLM Consultoria, TC Brasil, entre outros, fizeram parte do time de representantes do Brasil.
TENDÊNCIAS
Durante o evento, ocorreram ainda apresentações de casos reais de sucesso, painéis com diversos especialistas do setor e algumas importantes dicas das tendências mundiais em tecnologia, como as do o palestrante Scott Klososky, considerado um “guru” na área de tendências e negócios tecnológicos. Scott comentou sobre inovação, velocidade e visão de futuro para empresas do ramo hoteleiro.
Algumas sessões educacionais também fizeram parte da programação 2014, como: o que fazer para atrair a próxima geração de usuários, como manter seu empreendimento atualizado, transição de gerações, importância das mídias sociais e como utilizá-las, assim como temas de aspectos jurídicos e administrativos/financeiros, que também foram amplamente abordados através de casos reais.
O TIMESHARE
Desde 1964 no mercado, o sistema timeshare surgiu na Europa como uma ideia simples de alguns consumidores que decidiram comprar uma unidade habitacional em um resort de férias e dividir em cotas iguais. A iniciativa fez com que o serviço se expandisse pelo mundo já na década de 70 e hoje se tornasse um dos produtos de maior sucesso no setor.
Acompanhando essa curva de crescimento, e com a necessidade e o interesse do viajante em conhecer novos lugares, surgiram ainda os serviços de intercâmbio de resorts, com liderança global de duas grandes empresas americanas, também com escritórios no Brasil: RCI (Resorts Condominiuns International) e Interval International.
ACEITAÇÃO
Devido à grande aceitação dos consumidores a esse tipo de produto, desde o início dos anos 80 as grandes redes hoteleiras como Marriot, Sheraton, Hyatt, Meliá, Pestana, Hilton, entre outras, entraram nesta indústria e aperfeiçoaram a qualidade do produto, que hoje engloba mais de 7.004 resorts no mundo, quase 8 milhões e 500 mil famílias associadas e mais de US$ 13 bilhões em vendas anuais".
* Roberto Rotter é presidente do Fohb
"Arda World 2014, um mundo de experiências e novidades do sistema timeshare
Por Roberto Rotter*
O Arda World, realizado pela American Resort Development Association, ocorre anualmente nos EUA e é considerado o principal evento mundial sobre propriedade compartilhada (timeshare). Este ano, a programação trouxe novidades para o setor e reuniu, entre 6 de 10 de abril, em Las Vegas, diversos players mundiais e líderes no segmento de Vacation Club e Fractional.
Empresas como Disney, Hilton, Wyndham, Starwood, Marriot, Diamonds Resorts, além de locadoras de veículos, empresas de cruzeiros marítimos, de produtos para hotelaria e da área financeira, também participaram.
PARTICIPANTES BRASILEIROS
Considerado um excelente evento para trocar experiências e ficar por dentro de todas as novidades mundiais deste segmento, o Arda acabou atraindo ainda mais executivos do Brasil. O nosso País marcou presença este ano, com mais de 40 brasileiros participantes, exatamente o dobro de visitantes da última edição.
Grupos hoteleiros e comercializadores como Rio Quente Resorts, Beach Park, Brasil Tropical, Brasil USA Resorts, Rede Mabu, Mabu Iloa Resort, Rede Plaza de Hotéis, Rezeke, Azzi Advogados, CLM Consultoria, TC Brasil, entre outros, fizeram parte do time de representantes do Brasil.
TENDÊNCIAS
Durante o evento, ocorreram ainda apresentações de casos reais de sucesso, painéis com diversos especialistas do setor e algumas importantes dicas das tendências mundiais em tecnologia, como as do o palestrante Scott Klososky, considerado um “guru” na área de tendências e negócios tecnológicos. Scott comentou sobre inovação, velocidade e visão de futuro para empresas do ramo hoteleiro.
Algumas sessões educacionais também fizeram parte da programação 2014, como: o que fazer para atrair a próxima geração de usuários, como manter seu empreendimento atualizado, transição de gerações, importância das mídias sociais e como utilizá-las, assim como temas de aspectos jurídicos e administrativos/financeiros, que também foram amplamente abordados através de casos reais.
O TIMESHARE
Desde 1964 no mercado, o sistema timeshare surgiu na Europa como uma ideia simples de alguns consumidores que decidiram comprar uma unidade habitacional em um resort de férias e dividir em cotas iguais. A iniciativa fez com que o serviço se expandisse pelo mundo já na década de 70 e hoje se tornasse um dos produtos de maior sucesso no setor.
Acompanhando essa curva de crescimento, e com a necessidade e o interesse do viajante em conhecer novos lugares, surgiram ainda os serviços de intercâmbio de resorts, com liderança global de duas grandes empresas americanas, também com escritórios no Brasil: RCI (Resorts Condominiuns International) e Interval International.
ACEITAÇÃO
Devido à grande aceitação dos consumidores a esse tipo de produto, desde o início dos anos 80 as grandes redes hoteleiras como Marriot, Sheraton, Hyatt, Meliá, Pestana, Hilton, entre outras, entraram nesta indústria e aperfeiçoaram a qualidade do produto, que hoje engloba mais de 7.004 resorts no mundo, quase 8 milhões e 500 mil famílias associadas e mais de US$ 13 bilhões em vendas anuais".
* Roberto Rotter é presidente do Fohb