Fabíola Bemfeito   |   14/02/2014 16:27

2014: o ano da consolidação da hotelaria, afirma Rotter

O ano de 2014 nos traz um cenário claro de consolidação da hotelaria em todo o País, setor que vem investindo maciçamente ao longo dos últimos anos para duas das competições esportivas mais importantes do planeta

O ano de 2014 nos traz um cenário claro de consolidação da hotelaria nacional em todo o País, setor que vem investindo maciçamente ao longo dos últimos anos para os períodos em que receberemos as duas competições esportivas mais importantes do planeta: Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016. Esses investimentos se traduzem em aperfeiçoamento da infraestrutura, construção de novos empreendimentos e capacitação e profissionalização de colaboradores, gerando ainda mais emprego e renda para o Brasil. E que serão refletidos também a longo prazo, já que estaremos preparados para atender a qualquer tipo de demanda pelos próximos 20 ou 30 anos.

O Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) tem um papel fundamental neste processo de aceleração de crescimento da hotelaria, desde sua criação em 2002, colaborando como aliado das redes associadas na formação profissional de trabalhadores do turismo, assim como fonte essencial de informação para o segmento turístico-hoteleiro em toda a sua cadeia produtiva. Nossa entidade reúne dados e estatísticas de interesse público, produzidos por nossa equipe e por consultorias parceiras no Brasil e no Exterior.

DECISÕES GOVERNAMENTAIS
Todas as informações geradas em nossos estudos nos ajudam a entender a movimentação do mercado e os principais desafios e avanços futuros. Com esse material, compartilhamos ideias e novidades com nossos associados, que representam hoje as maiores redes hoteleiras nacionais e internacionais atuantes no País. São 600 hotéis em operação em todo o Brasil e 97 mil unidades habitacionais. E neste ano de Copa do Mundo, onde o setor está ainda mais em evidência, vislumbramos um cenário ideal para que o Brasil se torne majoritariamente especialista na arte de bem receber turistas internos e visitantes dos quatro cantos do mundo. Para isso, destacamos como fundamental a constante comunicação entre a hotelaria e os órgãos públicos.

O Fohb vem se esforçando para que o relacionamento entre o setor público e o privado seja algo habitual e que o empreendedor e seus representantes possam participar diretamente das decisões governamentais que pautem qualquer assunto do segmento. São avanços importantes no intuito de trazer ainda mais desenvolvimento para uma vasta fatia da economia representada por grandes redes hoteleiras que operam no Brasil e que, juntas, geram bilhões de reais em impostos e taxas à União.

REPRESENTAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INFORMAÇÃO
Para que todos esses temas sejam evidenciados ao longo de 2014, continuaremos trabalhando sob a ótica de nossos três eixos de atuação: Representação, Desenvolvimento e Informação, enfatizando o nosso trabalho em conjunto com associações do setor, além de apresentar as principais demandas aos órgãos competentes e trabalhar na defesa e no interesse dos investidores. O Fohb também atuará com afinco na promoção da atividade hoteleira no mercado de trabalho, participando ativamente junto às áreas públicas e lutando, especialmente, pela flexibilização de contratação de mão de obra e redução de carga tributária.

Outro ponto que também incentivaremos ao longo do ano é a transparência e o respeito junto ao consumidor, características que são essenciais para a vida útil de um empreendimento hoteleiro. A prestação de serviço com excelência no atendimento ao cliente, profissionais capacitados, ótimas instalações e políticas comerciais justas, que estimulem a ocupação ao longo de todo o ano, são itens fundamentais que devem estar sempre presentes na estrutura organizacional de toda rede hoteleira.

OPORTUNIDADES
Para finalizar, reitero nosso objetivo de também compartilhar com todos os envolvidos no universo da hotelaria, as grandes oportunidades que estão por vir neste e nos próximos anos, que serão de grande valia para o setor como um todo. Nossas parcerias com centros especializados em capacitação hoteleira e institutos internacionais gabaritados, podem alavancar o plano de carreira de muitos de nossos colaboradores e contribuir com a formação de milhares de jovens aprendizes. Nosso lema sempre será trabalhar com foco e determinação por um novo Brasil, um Brasil de muitas e variadas oportunidades na hotelaria.

*Roberto Rotter é presidente do Fohb – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados