Para ABG, camareira é grande aliada para conquistar de vez cliente
CAXAMBU (MG) – “A governanta é uma grande olheira para ajudar a desenvolver a estratégia de vendas do empreendimento”. É o que garante a presidente da Associação Brasileira de Governantas (ABG), Maria José Dantas
CAXAMBU (MG) – “A governanta é uma grande olheira para ajudar a desenvolver a estratégia de vendas do empreendimento”. É o que garante a presidente da Associação Brasileira de Governantas (ABG), Maria José Dantas, que participou agora há pouco do Encontro da Hotelaria Mineira, que acontece em Caxambu, no sul de Minas, até amanhã.
Segundo ela, a camareira é uma aliada única do hotel na árdua tarefa de conhecer o hóspede. “Ela sabe como poucas o número do sapato e do roupão de seu cliente, se ele gosta de água com gás, se gosta de travesseiro alto ou baixo”, diz a dirigente, que ressalta o poder da governanta na oportunidade de fidelização do cliente.
“Cada camareira bem orientada e treinada pode significar um trunfo na sua árdua tarefa de se comunicar bem com o seu hóspede”, afirmou para uma plateia de hoteleiros locais. “Ninguém tem a chance de fazer a leitura que a camareira pode fazer e que, bem usada no sistema do hotel, pode representar informações valiosas no relacionamento com o hóspede.”
Maria José lembrou que um dos maiores desafios da hotelaria atual é com a mão de obra qualificada e a gestão de pessoas. “A profissão de camareira está complicada porque tem setores oferecendo vaga de arrumadeira com a chance de ter o sábado e o domingo com a família. Se não houver incentivo, se a profissional não vir que tem condições de crescer ela não se anima”, continuou.
Maria José lembra ainda a importância de haver um processo elaborado, treinado e atualizado constantemente. Outro desafio, na sua opinião, diz respeito aos custos. “Gerenciando o processo, é possível economizar em tempo e gastos. Cinco minutos a menos por conta de um processo e de um treinamento bem feitos, significam 1h10 no fim do dia, com economia significativa para o hotel”, diz Maria José.
“Faço consultoria no Brasil inteiro e percebo que há muito desperdício na governança. É uma torneirinha aberta, muitas vezes sem o estabelecimento perceber. Faltam processo, treinamento e motivação para que nossas boas profissionais queiram ficar e trabalhem bem, aliando-se ao hotel na tarefa de conquistar de vez o cliente”, concluiu.
O PanHotéis viaja com o apoio do Hotel Glória, em Caxambu
Segundo ela, a camareira é uma aliada única do hotel na árdua tarefa de conhecer o hóspede. “Ela sabe como poucas o número do sapato e do roupão de seu cliente, se ele gosta de água com gás, se gosta de travesseiro alto ou baixo”, diz a dirigente, que ressalta o poder da governanta na oportunidade de fidelização do cliente.
“Cada camareira bem orientada e treinada pode significar um trunfo na sua árdua tarefa de se comunicar bem com o seu hóspede”, afirmou para uma plateia de hoteleiros locais. “Ninguém tem a chance de fazer a leitura que a camareira pode fazer e que, bem usada no sistema do hotel, pode representar informações valiosas no relacionamento com o hóspede.”
Maria José lembrou que um dos maiores desafios da hotelaria atual é com a mão de obra qualificada e a gestão de pessoas. “A profissão de camareira está complicada porque tem setores oferecendo vaga de arrumadeira com a chance de ter o sábado e o domingo com a família. Se não houver incentivo, se a profissional não vir que tem condições de crescer ela não se anima”, continuou.
Maria José lembra ainda a importância de haver um processo elaborado, treinado e atualizado constantemente. Outro desafio, na sua opinião, diz respeito aos custos. “Gerenciando o processo, é possível economizar em tempo e gastos. Cinco minutos a menos por conta de um processo e de um treinamento bem feitos, significam 1h10 no fim do dia, com economia significativa para o hotel”, diz Maria José.
“Faço consultoria no Brasil inteiro e percebo que há muito desperdício na governança. É uma torneirinha aberta, muitas vezes sem o estabelecimento perceber. Faltam processo, treinamento e motivação para que nossas boas profissionais queiram ficar e trabalhem bem, aliando-se ao hotel na tarefa de conquistar de vez o cliente”, concluiu.
O PanHotéis viaja com o apoio do Hotel Glória, em Caxambu