Claudio Schapochnik   |   18/11/2013 12:10

Especialista lança livro sobre marketing olfativo

Há muitos anos vários hotéis no Exterior e no Brasil apostaram na identidade olfativa, ou seja, na caracterização de ambientes com aromas agradáveis de flores, ervas e perfumes. Caso você queira aplicar este conceito no seu empreendimento, vale a leitura do livro Marketing Olfativo

Há muitos anos vários hotéis no Exterior e no Brasil apostaram na identidade olfativa, ou seja, na caracterização de ambientes com aromas agradáveis de flores, ervas e perfumes. Caso você queira aplicar este conceito no seu empreendimento, vale a leitura do livro Marketing Olfativo – guia para aromatização de ambientes, de Fátima Leão Farkas, que trabalha há 15 anos no setor. Trata-se de um guia para aromatização de ambientes editado pela Editora Senac São Paulo, e a obra será lançada no dia 4 de dezembro, às 18h30, na Livraria da Vila da Lorena, em São Paulo.

“Aromatizar é traduzir a identidade, é inserir os usuários no universo de significados de uma marca, um produto ou uma empresa. É proporcionar uma sensação boa ao cliente, é convidá-lo a um universo imaginário, onírico e virtual, procurando criar uma relação que possa, por fim, ocasionar a sua fidelização. Isso acontece porque os perfumes mobilizam diretamente o sistema límbico, o grande acionador das emoções. A reação das pessoas à inalação de um perfume é praticamente instantânea: as emoções afloram, e a mágica acontece”, explica a editora por meio de um comunicado.

Para contextualizar o leitor sobre a importância da aromatização no cotidiano das pessoas, a autora explica os conceitos básicos do que é aroma, fragrância, perfume, odorizante, óleos essenciais, essências sintéticas e como a pirâmide olfativa age nos sentidos. Ela conta, ainda, sobre a história destes óleos essenciais e dos perfumes.

Em sua obra, Fátima comenta sobre importância do marketing olfativo para as empresas, enfatizando que com a aromatização é possível destacar a identidade de uma marca, aumentar ou diminuir o tempo de permanência dos clientes, ou ainda estimular a concentração em salas de estudos e departamentos contábeis, entre outras possibilidades.

AUTORA
Fátima Leão Farkas é perfumista de ambientes especializada em marketing olfativo. Desenvolve a identidade olfativa pela aromatização de espaços ou linhas de produtos, para hotéis, spas, redes de varejo, grifes de moda e grandes corporações.
Especializada em aromaterapia, Fátima aprimorou seu conhecimento em viagens de pesquisa e cursos na Índia, nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra.

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