Alex Souza   |   31/10/2013 17:15

B2B Reservas, a ferramenta de reserva de hotéis da Abracorp

Os hotéis independentes serão os mais positivamente impactados pelo B2B Reservas, ferramenta de reservas hoteleiras exclusiva para associadas Abracorp e que pretende reunir, em 1,5 ano, inventário de três mil hotéis

Os hotéis independentes serão os mais positivamente impactados pelo B2B Reservas, ferramenta de reservas hoteleiras de uso exclusivo das associadas Abracorp e que pretende reunir, em um ano e meio, o inventário de três mil hotéis. Na verdade, a Abracorp acredita estar prestes a promover um verdadeiro divisor de águas no mercado corporativo com a criação, anunciada no começo de outubro.

“Os independentes terão a possibilidade de serem “incluídos” no universo on-line, com baixo custo pelo processo, e não mais receberem reservas via telefone e e-mail. Já para as grandes redes, o principal benefício é a possibilidade de eliminação do faturamento, que garante, como já dito, muito mais agilidade e transparência nos processos de reserva”, explica Marcos Fernando, da empresa de tecnlogia MFS, que desenvolveu a plataforma para a Abracorp para atender suas 32 associadas.

Antes e depois do lançamento da plataforma, uma série de dúvidas e análises foram feitas por profissionais do setor. Entre elas, a de que as plataformas de distribuição hoteleiras já existentes não atendem às necessidades da Abracorp. Quando questionada sobre o que estas ferramentas não têm, a Abracorp prefere dizer o que o B2B Reservas oferece. Sobre a escolha pela MFS para o desenvolvimento da solução, a entidade afirma que, na verdade, não houve escolha, e que a parceria foi fruto da iniciativa do diretor geral do B2B Reservas, Marcos Fernando.

“Faz sentido para toda a cadeia hoteleira que haja uma distribuição direta e não havia no mercado uma ferramenta com capilaridade e capacidade de integração entre os meios de pagamento e a hotelaria”, comenta Fernando. “O B2B Reservas propõe um alinhamento de papéis: a agência fica com a expertise do atendimento, o banco com o crédito e o hotel com a de bem receber o hóspede. Para as agências é o fim do ‘banquetur’. Para os bancos, um novo modelo de faturamento”, complementa.

A entidade, Abracorp, e a desenvolvedora da plataforma, MFS, analisam que os dois principais diferenciais do sistema são a capilaridade e a possibilidade de utilização de todos os meios de pagamento, com estímulo ao uso do cartão de crédito.

MEIOS DE PAGAMENTO
A plataforma oferece a possibilidade de utilização de todos os meios de pagamento, inclusive o faturamento. Porém, o diferencial é a oferta de um meio de pagamento eletrônico integrado a todo o processo, desde a solicitação, aprovação e efetuação da reserva, tudo de maneira on-line. O B2B Reservas também permite a integração com o back office das agências, o que garante mais segurança, agilidade e redução de custos. O cartão de crédito será sempre priorizado, buscando-se torná-lo o principal meio de pagamento, “em detrimento dos onerosos processos de pagamento atual”.

OUTRAS PLATAFORMAS
A ferramenta permite a integração com todos os sistemas de gestão utilizados pelos hotéis e agências associadas à Abracorp, inclusive aos de self-booking.

GDS
Em sua concepção, o B2B não é excludente aos GDSs. Com base em uma estrutura "low cost low fare", o sistema visa neste primeiro momento a inclusão digital da hotelaria independente, que está totalmente fora dos canais de distribuição atuais para o mercado corporativo. Exclusiva à utilização das agências Abracorp, a plataforma utilizará conteúdo próprio.

CUSTOS PARA OS HOTÉIS
Não há custos de adesão, instalação ou manutenção. Os hotéis, no entanto, pagam um fee ao B2B Reservas para cada reserva efetuada. Reservas canceladas não são cobradas. O custo será consideravalmente menor do que os atuais custos por reserva de outros distribuidores no mercado.

GDS DE HOTÉIS?
Não se trata de um GDS de hotéis, segundo a entidade e a empresa, porque a principal funcionalidade de um GDS, a distribuição, é apenas parte da solução.

CLIENTE CORPORATIVO
Haverá maior agilidade e segurança nos processos de atendimento e meio de pagamento. Com a implantação do cartão, ele terá maior prazo de pagamento, além de uma operação on-line e transparente.

WORKSHOPS
A Abracorp promoverá uma série de workshops pelo País nos próximos meses, a fim de divulgar o B2B Reservas a profissionais da hotelaria. Algumas datas e cidades já foram confirmadas. Veja:
07/11 – São Paulo
12/11 – Rio de Janeiro
13/11 – Curitiba
19/11 – Porto Alegre
25/11 – Recife

(Colaborou Heloísa Prass)

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados