Biaphra Galeno   |   26/07/2013 18:45

Parcela de brasileiros em resorts no Brasil chega a 90%

De acordo com levantamento da Resorts Brasil, o percentual de visitantes de resorts no País chegou a 90% no ano passado, ao passo que os estrangeiros respondem por 10%. Em 2008, por exemplo, o público internacional representava 43% dos hóspedes e os brasileiros, 57%.

De acordo com levantamento da Resorts Brasil, o percentual de visitantes de resorts no País chegou a 90% no ano passado, ao passo que os estrangeiros respondem por 10%. Em 2008, por exemplo, o público internacional representava 43% dos hóspedes e os brasileiros, 57%.

O faturamento dos resorts também cresceu nos últimos quatro anos: passou de R$ 947 milhões em 2008 para R$ 1,37 bilhão em 2012, crescimento de quase 15% em quatro anos, segundo a associação. O aumento deve-se ao crescimento do número de hóspedes, de leitos e acréscimo do valor das diárias. A maioria dos 109 resorts que constam no Cadastur, do MTur está na Bahia (20), em São Paulo (17), no Rio de Janeiro (11) e no Rio Grande do Norte (dez).

“O turismo doméstico está em alta, ganha espaço em boa parte dos meios de hospedagem antes ocupado por estrangeiros”, disse o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes. No ano passado, 60 milhões de brasileiros realizaram cerca de 197 milhões de viagens domésticas, um recorde histórico.

De acordo com o coordenador geral de Serviços Turísticos do MTur, Jair Galvão Neto, a crise econômica internacional fez com que esse meio de hospedagem buscasse no turismo doméstico uma forma de substituir os visitantes estrangeiros. “Os resorts são empreendimentos que exigem investimentos altos e geram muitos empregos”, afirma. De acordo com Neto, o crescimento do poder de compra da classe média brasileira aqueceu o fluxo doméstico e motivou os empresários a investirem nesse segmento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados