Biaphra Galeno   |   05/06/2013 14:49

Hotelaria é segmento mais vendido do turismo na plataforma mobile

Pesquisa realizada pela Opera Software, desenvolvedora do navegador para celular Opera Mini que tem 223 milhões de usuários no mundo, revela que o turismo no Brasil ainda engatinha em relação à comercialização de produtos na plataforma mobile

Pesquisa realizada pela Opera Software, desenvolvedora do navegador para celular Opera Mini que tem 223 milhões de usuários no mundo, revela que o turismo no Brasil ainda engatinha em relação à comercialização de produtos na plataforma mobile. A pesquisa teve a participação de cinco mil pessoas e traça o perfil dos usuários brasileiros.

Uma mudança, de acordo com o vice-presidente executivo e de Soluções Operacionais, Jeff Glueck, chama atenção: a forma como os usuários acessam a internet. Realizada no ano passado, a edição anterior desta pesquisa apontou que 64% das pessoas que participaram do questionário acessavam pelo computador de casa, ao passo que 23% usavam um dispositivo móvel (celulares e tablets). “Este ano, mais de 90% responderam que usam esses dispositivos para acessar a internet, ao passo que os computadores caíram para 14%”, aponta Glueck.

Entre os interesses listados pelos usuários, aplicativos e ringtones dominam amplamente as respostas (54%). Eletrônicos e entretenimento vêm na sequência (28% cada um). O único segmento turístico representado na pesquisa é o das reservas de hotéis, com 5% das respostas, em uma metodologia que permitiu escolher outros segmentos. Há, no entanto, potencial para crescer e se desenvolver este segmento, segundo o executivo.

NO CARTÃO?
A pesquisa também aponta que 19% dos usuários compraram aplicativos e jogos, porém ainda há desconfiança em relação a produtos e serviços, categorias nas quais o turismo se enquadra. “É uma questão de comportamento, basicamente. Creio que os usuários ainda precisam ter confiança nos sites para realizar compras, assim como têm com Decolar.com, Netshoes e outros”, afirma a gerente da Opera Software para América Latina, Sabrina Zaremba.

“Mesmo em mercados ricos, os usuários não costumam colocar o número do cartão de crédito no celular. Creio que a chave será o desenvolvimento de meios mais fáceis para que o usuário realize suas compras”, pondera Glueck, dizendo que a loja da Tim está entre as cinco mais movimentadas financeiramente no mundo para a Opera. “Se, por um lado, os brasileiros temem comprar com o cartão, com a Tim, o consumo vem na fatura mensal, o que facilita a comercialização.”

A visita do time da Opera Software ao Brasil se dá pelo fato de que o Brasil cresce em progressão geométrica em usuários de celular. “Em 2011, o número era de 23,3 milhões. A expectativa para 2016 é que chegue a 96,4 milhões”, explica Glueck. Atualmente, o Brasil é o quarto no mundo em usuários de telefones celulares, atrás da China, Estados Unidos e Japão. Os executivos da empresa buscam negócios, sobretudo com operadoras de telefonia.

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