Fabíola Bemfeito   |   19/04/2013 10:09

Mercado imobiliário vê menos empreendimentos comerciais e mais hotéis

A Lopes, uma das maiores empresas de consultoria e intermediação imobiliária do País, divulgou a segunda edição de seu Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro, com estudo sobre lançamentos de imóveis, com análises sobre empreendimentos residenciais verticais, conjuntos comerciais, flats e hotéis

A Lopes, uma das maiores empresas de consultoria e intermediação imobiliária do País, divulgou a segunda edição de seu Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro, com estudo sobre os lançamentos de imóveis, com análises sobre empreendimentos residenciais verticais, conjuntos comerciais, flats e hotéis durante o ano de 2012 nas principais cidades brasileiras.

Nos mercados complementares ao residencial, nota-se uma redução do número de conjuntos comerciais e a retomada do segmento hoteleiro. Em 2012, os conjuntos comerciais representaram 16% do valor geral de vendas (VGV) total lançado nos principais mercados. O resultado mostra redução de 23% dos conjuntos comerciais em relação a 2011.

“Em contrapartida, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 impulsionaram os lançamentos de hotéis e flats: em 2012 foram R$ 2,1 bilhões lançados em 30 empreendimentos compostos por 6.667 unidades, distribuídos por 17 cidades. Em 2011, foram apenas 21 empreendimentos”, declara Mirella Parpinelle, diretora geral de Atendimento da Lopes.

A Região Metropolitana de São Paulo, principal mercado brasileiro, teve cinco empreendimentos hoteleiros lançados em 2012, com 1.557 unidades. Mas quem dominou o lançamento de hotéis foi Belo Horizonte, terceira maior praça brasileira, com o maior número de lançamentos de hotéis. Em 2012, foram nove empreendimentos voltados ao setor hoteleiro.

“Várias foram as razões responsáveis pelo desenvolvimento sustentável da região, entre eles a lei de incentivo à construção de hotéis a serem entregues, em operação, até março de 2014, obras do Aeroporto de Confins e a ampliação das duas principais avenidas que ligam o Vetor Norte ao Centro, principal eixo de desenvolvimento de Belo Horizonte”, afirma Fernando Antunes, diretor da Lopes em Minas Gerais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados