Mercado imobiliário vê menos empreendimentos comerciais e mais hotéis
A Lopes, uma das maiores empresas de consultoria e intermediação imobiliária do País, divulgou a segunda edição de seu Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro, com estudo sobre lançamentos de imóveis, com análises sobre empreendimentos residenciais verticais, conjuntos comerciais, flats e hotéis
A Lopes, uma das maiores empresas de consultoria e intermediação imobiliária do País, divulgou a segunda edição de seu Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro, com estudo sobre os lançamentos de imóveis, com análises sobre empreendimentos residenciais verticais, conjuntos comerciais, flats e hotéis durante o ano de 2012 nas principais cidades brasileiras.
Nos mercados complementares ao residencial, nota-se uma redução do número de conjuntos comerciais e a retomada do segmento hoteleiro. Em 2012, os conjuntos comerciais representaram 16% do valor geral de vendas (VGV) total lançado nos principais mercados. O resultado mostra redução de 23% dos conjuntos comerciais em relação a 2011.
“Em contrapartida, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 impulsionaram os lançamentos de hotéis e flats: em 2012 foram R$ 2,1 bilhões lançados em 30 empreendimentos compostos por 6.667 unidades, distribuídos por 17 cidades. Em 2011, foram apenas 21 empreendimentos”, declara Mirella Parpinelle, diretora geral de Atendimento da Lopes.
A Região Metropolitana de São Paulo, principal mercado brasileiro, teve cinco empreendimentos hoteleiros lançados em 2012, com 1.557 unidades. Mas quem dominou o lançamento de hotéis foi Belo Horizonte, terceira maior praça brasileira, com o maior número de lançamentos de hotéis. Em 2012, foram nove empreendimentos voltados ao setor hoteleiro.
“Várias foram as razões responsáveis pelo desenvolvimento sustentável da região, entre eles a lei de incentivo à construção de hotéis a serem entregues, em operação, até março de 2014, obras do Aeroporto de Confins e a ampliação das duas principais avenidas que ligam o Vetor Norte ao Centro, principal eixo de desenvolvimento de Belo Horizonte”, afirma Fernando Antunes, diretor da Lopes em Minas Gerais.
Nos mercados complementares ao residencial, nota-se uma redução do número de conjuntos comerciais e a retomada do segmento hoteleiro. Em 2012, os conjuntos comerciais representaram 16% do valor geral de vendas (VGV) total lançado nos principais mercados. O resultado mostra redução de 23% dos conjuntos comerciais em relação a 2011.
“Em contrapartida, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 impulsionaram os lançamentos de hotéis e flats: em 2012 foram R$ 2,1 bilhões lançados em 30 empreendimentos compostos por 6.667 unidades, distribuídos por 17 cidades. Em 2011, foram apenas 21 empreendimentos”, declara Mirella Parpinelle, diretora geral de Atendimento da Lopes.
A Região Metropolitana de São Paulo, principal mercado brasileiro, teve cinco empreendimentos hoteleiros lançados em 2012, com 1.557 unidades. Mas quem dominou o lançamento de hotéis foi Belo Horizonte, terceira maior praça brasileira, com o maior número de lançamentos de hotéis. Em 2012, foram nove empreendimentos voltados ao setor hoteleiro.
“Várias foram as razões responsáveis pelo desenvolvimento sustentável da região, entre eles a lei de incentivo à construção de hotéis a serem entregues, em operação, até março de 2014, obras do Aeroporto de Confins e a ampliação das duas principais avenidas que ligam o Vetor Norte ao Centro, principal eixo de desenvolvimento de Belo Horizonte”, afirma Fernando Antunes, diretor da Lopes em Minas Gerais.